Estudantes, professores e técnicos da UFLA revitalizam espectrofotômetro antigo e publicam artigo em revista internacional, unindo ensino, pesquisa, extensão e sustentabilidade.

 

O Laboratório Multiusuário de Óptica e Fotônica (LaMOF), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), celebra o sucesso de um projeto inovador que alia ensino, pesquisa e extensão no curso de Engenharia Física. A iniciativa recuperou um espectrofotômetro Perkin Elmer Lambda 25, que estava danificado e em processo de descarte, transformando-o em uma ferramenta pedagógica de alto nível. O trabalho, desenvolvido por estudantes, técnicos e professores do Departamento de Física (DFI), no Instituto de Ciências Naturais (ICN), resultou em um artigo publicado no periódico internacional Physics Education, editado pelo Institute of Physics (IOP).

Um espectrofotômetro é um instrumento essencial na análise de substâncias, permitindo determinar sua absorbância, isto é, a quantidade de luz absorvida pela amostra, e sua transmitância, que corresponde à quantidade de luz que passa por ela, em diferentes comprimentos de onda. Esses dados são fundamentais para identificar a composição e a concentração de compostos em soluções. Amplamente utilizado em áreas como química, bioquímica, análises clínicas e pesquisa ambiental, o equipamento integra a técnica da espectrofotometria, método analítico indispensável na ciência e na indústria por fornecer informações precisas sobre as propriedades das substâncias analisadas. Com mais de 20 anos de uso, o equipamento encontrava-se inoperante por falta de peças e software proprietário. 

Para superar limitações de tecnologia e peças para a revitalização, a equipe utilizou tecnologias acessíveis como Arduino, motores de passo, sensores infravermelhos e fotodetectores. Também foi desenvolvida uma interface gráfica em Python, que permite o controle total do equipamento, incluindo visualização de espectros em tempo real e ajustes de parâmetros ópticos.

O projeto foi desenvolvido no contexto da disciplina obrigatória Instrumentação em Óptica e Fotônica, do curso de Engenharia Física da UFLA. O curso oferecido pelo Departamento de Física (DFI) prioriza a instrumentação, preparando os estudantes para desenvolverem soluções tecnológicas aplicadas. A formação alia teoria e prática, com disciplinas que abordam desde fundamentos em óptica até a construção de instrumentos ópticos, capacitando os estudantes para atuar em ambientes acadêmicos, industriais e de pesquisa. 

O professor Jefferson Esquina Tsuchida (ICN/UFLA) destaca que essa integração entre teoria e prática é uma das marcas do curso: “Envolver os alunos em projetos de instrumentação científica é fundamental, principalmente em um País que carece de mão de obra técnica qualificada nessa área. Queremos que os estudantes não apenas operem equipamentos, mas saibam desenvolvê-los e automatizá-los. No caso do espectrofotômetro, eles revitalizaram o equipamento, criaram sistemas embarcados e automatizaram a coleta de dados, mostrando domínio completo sobre o processo.”

Os estudantes Otávio José de Rezende Silveira e Ivys Francisco de Moura Domingues participaram ativamente da iniciativa e, atualmente, atuam em centros de pesquisa, como o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e o Sirius. “A revitalização do espectrofotômetro foi um grande desafio. Pude ver, de forma muito clara, como a teoria ganha vida quando combinada com prática, experimentação e até um pouco de improviso de engenharia”, relata Otávio. Já Ivys destaca o impacto da vivência em sua trajetória: “Trabalhar nesse projeto me permitiu um vislumbre do que estava por vir na minha vida profissional. Recondicionamos um equipamento com problemas de hardware e software, propondo soluções criativas conforme surgiam as dificuldades”. As iniciativas desenvolvidas no LaMOF exemplificam com êxito a abordagem integrada entre teoria e prática no ensino, evidenciando o sucesso dessa metodologia na formação de profissionais capacitados.

A revitalização do espectrofotômetro fortalece a infraestrutura do LaMOF, vinculado ao Instituto de Ciências Naturais (ICN) e ao Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFis). O projeto é um modelo de sustentabilidade e inovação, ao mostrar como a automação e o reaproveitamento de equipamentos podem modernizar laboratórios didáticos. Destaca-se também a contribuição técnica do responsável pela Oficina de Eletrônica e Instrumentação do DFI, Diego Cardoso Fuzatto.

A equipe trabalha atualmente no depósito oficial da propriedade do software de controle desenvolvido, além da revitalização de outros equipamentos utilizando a mesma metodologia. A ação reforça o compromisso da UFLA com a inovação, a sustentabilidade e a excelência na formação de seus estudantes.

Essa não é a primeira experiência de sucesso do LaMOF. O laboratório já desenvolveu outros projetos relatados em artigo anterior, publicado na Revista da SBFoton (vol. 4, 2024). O professor Flavio Augusto de Melo Marques (ICN/UFLA) destaca outras iniciativas com reaproveitamento de materiais, como a construção de um espectrômetro, uma pinça óptica com microscopia de objetiva invertida e um sistema de espalhamento de luz dinâmico (DLS). “Esses projetos demonstram a solidez da formação oferecida e o potencial dos nossos estudantes em lidar com desafios reais de instrumentação científica. De fato, enriquecem a formação dos estudantes ao promoverem um ambiente de aprendizagem ativa e colaborativa, onde pesquisa, ensino e extensão se entrelaçam”, comenta.

Tais projetos exemplificam a força da formação oferecida pela UFLA, promovendo ambientes de aprendizagem ativa, colaborativa e transformadora. Para mais informações, acompanhe o site e as redes do LaMOF e do curso de Engenharia Física da UFLA.

Autores do artigo: Flavio Augusto de Melo Marques, Otávio José de Rezende Silveira, Ivys Francisco de Moura Domingues, Diego Cardoso Fuzatto, Alexandre Alberto Chaves Cotta, Jefferson Esquina Tsuchida e Jonas Henrique Osório.

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Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Fapemig.

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



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