Pesquisa multidepartamental realizada em parceria com a Universidade Paris-Saclay traz novas perspectivas sobre o que se conhece a respeito de veículos autônomos.

Um artigo do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA) foi publicado em setembro no Journal Transport Reviews, importante períodico da área de veículos autônomos, com mais de 15 milhões de membros. A pesquisa Autonomous vehicles: scientometric and bibliometric review teve início há dois anos em parceria com a Universidade Paris-Saclay.

Veículos Autônomos (VAs) são meios de transporte que não requerem nenhum tipo de controle do condutor e são alvo de grande interesse e investimento na indústria automotiva global, com vários fabricantes de automóveis já testando essa tecnologia. A intenção dos pesquisadores foi buscar na literatura de todas as áreas, através de métodos quantitativos e estatísticos, tudo que se conhece a respeito de veículos autônomos até o ano de 2017. “Nossa intenção foi saber também sobre a evolução desses campos de estudos para identificar as potenciais lacunas que podem servir para estudos futuros nessa área,” explica o doutorando em Administração Fabio Antonialli.

O artigo foi o primeiro de outras publicações ainda em construção que partem da tese de doutorado em Administração dos estudantes Bruna Habib Cavazza, Fabio Antonialli e Rodrigo Marçal Gandia, sob orientação dos professores Arthur Miranda Neto, Danilo Alves de Lima, Joel Yutaka Sugano, Andre Luiz Zambalde e da professora francesa Isabelle Nicolai. Os autores do estudo buscaram os artigos na base de dados Web of Science, resultando em um corpus de pesquisa de 10.580 artigos. O software CiteSpace também foi posteriormente usado para análise.

Os resultados da pesquisa mostraram que o campo de estudos sobre veículos autônomos é heterogêneo, estando presente em 96 categorias científicas, sendo registrada uma demanda crescente ao longo do tempo. Embora haja predominância de ciências relacionadas à evolução técnica dos veículos, como as engenharias, os pesquisadores descobriram que a “corrida” em direção à automação vai além de fatores tecnológicos, havendo necessidade de compreender aspectos mais amplos dessa indústria, como por exemplo: fatores de mercado, questões econômicas, gerenciais, éticas e legais. Por isso, os pesquisadores avaliaram que são necessários estudos futuros em temáticas pluridisciplinares para o sucesso da inserção de tais veículos no mercado.

O artigo foi apresentado no “25th Gerpisa International Colloquium. R/Evolutions. New technologies and services in the automotive industry”, em Paris. E posteriormente, aprovado no Transport Reviews Journal. O resultado foi comemorado pelos pesquisadores. “Desde o início de nossa jornada na temática dos veículos autônomos sabíamos dos desafios que iríamos enfrentar, ter o reconhecimento de nosso trabalho em um periódico como o Transport Reviews é muito gratificante”, comenta o doutorando em Administração Rodrigo Gandia.

Confira o artigo no link: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/01441647.2018.1518937?journalCode=ttrv20 

Reportagem: Karina Mascarenhas, jornalista - bolsista Dcom/Fapemig

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

Mais>>

A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA