O equipamento está no roteiro de várias pesquisas realizadas na UFLA
As tecnologias da vida moderna se atualizam a cada dia. Embora tenha sido criada na década de 1980, e se popularizado com o tempo, a impressora 3D tem conquistado muito espaço, já que se tornaram financeiramente acessíveis.
Há marcas que já desenvolvem equipamentos para uso doméstico, para os mais diversos fins. É possível construir objetos mais complexos como carros, ou mais simples como um abridor de garrafa.Para a impressão, primeiro é feito um modelo computacional em um software específico, a impressão é feita camada por camada com grande precisão. Os materiais mais comuns usados são o plástico e o metal, mas existem modelos de impressora que trabalham com outros como a fibra de carbono, o alumínio, o ferro, o gesso e até cerâmica.
No campo das pesquisas as impressoras 3D têm ajudado os cientistas a avançar em diversos estudos. Na Universidade Federal de Lavras por exemplo, ela é utilizada em diferentes departamentos para os mais diversos fins. “A impressora 3D é um novo método capaz de produzir protótipos para serem testados, uma forma de saber se aquele modelo atende às necessidades de nosso projeto”, explica o professor do Departamento de Engenharia da (DEG/UFLA), Sérgio Teixeira da Silva.
Para conhecer um pouco mais sobre a impressora 3D confira o vídeo abaixo.
Reportagem: Karina Mascarenhas, jornalista - bolsista Dcom/Fapemig
Edição do Vídeo: Luíz Felipe Souza Santos - bolsista Dcom/Fapemig