A cachaça praticamente surgiu junto com o nascimento do Brasil, acompanhou a economia ao longo dos séculos e faz parte da cultura brasileira. Quem nunca cantou marchinhas de carnaval e modas de viola caipira com repertório em referência à branquinha?  A bebida brasileira deu um grande salto de qualidade nas últimas décadas e se equipara aos melhores destilados no mundo. Na evolução técnica da produção da aguardente surgiu um profissional especializado na bebida: o master blender - quem sabe exatamente as proporções certas das misturas e armazenamento correto da cachaça de excelente qualidade.  Um dos mais premiados no mundo inteiro, Armando del Bianco, reconhecido como "Mago da Cachaça", visitou experimentos com análise de qualidade de cachaça e extração de óleos essenciais desenvolvidos na Universidade Federal de Lavras (UFLA), na terça-feira (26/2).  

O encontro entre pesquisadores e o master blender ocorreu nos laboratórios do Departamento de Química (DQI) da Universidade, sob coordenação da professora Maria das Graças Cardoso (DQI). A visita faz parte de um acordo de troca de conhecimentos entre pesquisadores da UFLA e produtores de cachaça. O intercâmbio de know-how também vai facilitar a pesquisa em um alambique reconhecido internacionalmente, com o intuito dos estudiosos da cachaça conhecerem boas práticas nas áreas do açúcar, da fermentação e da destilação da bebida. image006

Na hora de produzir cachaça, vários processos são levados em conta. A madeira onde é envelhecida, por exemplo, pode acrescentar sabor diferenciado à bebida. O aroma é outra ferramenta essencial para conquistar o reconhecimento do consumidor. "Trabalho muito com aromas, então quis conhecer como os óleos essenciais são extraídos. Chamou a minha atenção a extração de óleo de laranja, alecrim, capim-cidreira e eucalipto  feita na UFLA", informou. 

Segundo a professora Maria das Graças, produtores da cachaça sofisticada buscam inovações em misturas de aguardentes envelhecidas em diversas madeiras, como carvalho e jequitibá, castanheira e amendoim. "Atualmente, a adição de produtos naturais e extratos de plantas de óleos essenciais também são importantes nas preparações de coquetéis e licores", informa. 

Armando del Bianco parabenizou a pesquisa desenvolvida na UFLA. "A proximidade do produtor com a universidade agrega muito na qualidade e na produção  do setor de bebidas. Essa troca permite que ganhemos tempo, porque a pesquisa que antes era feita por cada produtor está ficando, cada vez mais, a cargo da universidade", elogiou. 

Maria das Graças Cardoso também ressaltou a relevância dos estudos com cachaça para a sociedade. "Pesquisa só é válida quando chega ao produtor e o seu resultado é lançado na sociedade. Fazemos o nosso papel de pesquisa e extensão, atrelado ao ensino, a partir do momento que os produtores tem consciência do que é feito na universidade com a extração de óleo para aplicar  em produtos alimentícios", frisou. 

 

Reportagem: Pollyanna Dias, jornalista- bolsista Dcom/Fapemig

Edição do Vídeo: Luiz Felipe Souza- bolsista Dcom/UFLA  

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA