A tecnologia da informação é uma grande aliada da indústria. Cada vez mais, empresas oferecem em seus produtos e serviços vantagens para conquistar novos consumidores. Pensando nisso, um projeto de iniciação científica do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Lavras(DEA/UFLA) utilizou uma aeronave não tripulada, conhecida popularmente como drone, de baixo custo, para obter imagens 360º de uma lavoura cafeeira e criar uma plataforma web de realidade virtual. “Usamos a tecnologia do sensoriamento remoto com levantamento feito pelo drone e conciliamos com técnicas de mapeamento em sistema de informação geográfica e plataforma de realidade virtual para monitoramento e rastreabilidade de pontos de amostragem ao longo da lavoura cafeeira”, explica o professor Marcelo de Carvalho Alves, que coordena o Laboratório de Sensoriamento Remoto do DEA.

O projeto “Geovisualização remota de lavoura cafeeira com imagens 360º de aeronave não tripulada em ambiente web de realidade virtual”, do estudante do 7º período de graduação em Engenharia Agrícola Igor Carvalho de Andrade, foi premiado como melhor artigo na categoria de iniciação científica, no XIX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e realizado este ano  em Santos (SP).drone cafe 2

Para o trabalho, Igor realizou voos com o drone em diferentes horários e épocas do ano, em um campo experimental de café da UFLA, determinando, assim, a melhor configuração de voo para obter imagens de melhor qualidade representativa da lavoura. “Foram calculados a melhor altura, ângulo, horário de voo, espaçamento entre as linhas e ruas de plantio, a altura das plantas, tudo para obtermos a melhor qualidade nas imagens e criar o panorama 360º da lavoura. Após obter os resultados, o estudante fez um mapa em um ambiente de sistema de informação geográfica (SigWeb), gerando desta forma uma interface web de realidade virtual da lavoura.

Para o professor Marcelo, com o mercado cafeeiro sempre em expansão, principalmente em relação às exportações, a intenção é oferecer ao consumidor uma rastreabilidade do produto agrícola que sai da lavoura. “Imagine você tomar um café e poder acessar pela internet a lavoura de onde partiu esses grãos, conhecer mais sobre o que você está comprando. Além disso, para o produtor, a iniciativa permite acompanhar as características de manejo da cultura nas várias etapas do ciclo reprodutivo do café como forma de diminuir o custo de produção.”

Os resultados do estudo são promissores e novas pesquisas poderão ser realizadas com outras culturas e diferentes abordagens. “Vemos isso como uma grande novidade para estudo de outras culturas agrícolas, principalmente com outras aplicações, como topografia por exemplo.”

Conheça a plataforma desenvolvida, acesse: http://www.sergeo.deg.ufla.br/sergeo/Projetos/Cafe360/index.html

 

Reportagem: Karina Mascarenhas, jornalista - bolsista Dcom/Fapemig

Edição do Vídeo: Rafael de Paiva  - estagiário  Dcom/UFLA 

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA