O Núcleo de Estudos em Eficiência Energética (NE3) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) reúne estudantes que gostam de aliar os estudos teóricos adquiridos em sala de aula com o desafio da aplicação prática. Durante toda esta semana, de 24 a 28 de novembro, parte desses estudantes está representando a Universidade na 11ª Maratona de Eficiência Energética, realizada no Kartódromo Ayrton Senna, em São Paulo.

Electro é o carro que representa pela primeira vez a UFLA na competição, que reúne 77 veículos, de 47 instituições. O formato do carro é pré-definido, mas o desempenho é aprimorado pelos estudantes. Vencer, não é o objetivo principal da equipe neste ano, mas sim, adquirir experiências e compreender melhor os conceitos que envolvem a disputa.

O NE3 conta com a orientação do professor Danton Diego Ferreira, do Departamento de Engenharia (DEG/UFLA), entusiasta da participação dos estudantes na Maratona. Ele comenta que o desfio serve como estímulo para os estudantes aprofundarem os conhecimentos e buscarem novas tecnologias. “A participação dos estudantes é um grande estímulo para o desenvolvimento profissional. Além disso, a integração com outras equipes e a vivência, em tempo real, neste desafio, exige grande concentração para colocar o aprendizado em prática”, comenta o professor.

Na categoria disputada pela equipe da UFLA, o objetivo será percorrer a distância estipulada, com o menor consumo de combustível. Para tanto, os estudantes têm que aplicar conhecimentos em diferentes áreas: mecânica, eletrônica, aerodinâmica, cálculo, desenvolvimento de projetos e, principalmente, capacidade de trabalhar em grupo.

Nesta edição, o NE3 já demonstrou grande capacidade de organização, já que a equipe conseguiu o patrocínio de cinco empresas para a fabricação do protótipo. Para 2015, a equipe estará ainda mais preparada. O professor Danton Ferreira aprovou um projeto na Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), no edital Santos Dummont, que vai apoiar a construção de dois carros para a próxima competição.

Persistência e motivação

Para o estudante de Engenharia (ABI/UFLA) Emanuel Victor da Silva, mais importante do que a construção do protótipo, o desfio contribui para desenvolver nos estudantes algumas virtudes importantes para o futuro profissional, como compromisso, persistência e responsabilidade. “Nesse sentido, o crescimento profissional e pessoal é imensurável”, enfatiza.

O estudante Mateus Vieira da Assunção, do curso de Engenharia de Controle e Automação, reforça o prazer de participar deste desafio. Ele comenta que os participantes do NE3 passaram dias e noites no Laboratório de Mecânica e Automação em busca dos cálculos precisos para o aprimoramento do protótipo. Esforço que valeu a pena, já que o carro da equipe da UFLA, em sua estreia na Maratona, passou pela rigorosa inspeção técnica da equipe julgadora.

Romilton Oliveira Magalhães é o piloto do carro da NE3. Fã de carteirinha da Formula 1 e da Indy, o estudante é fascinado pelas tecnologias apresentadas em cada nova temporada. Sobre a preparação para a maratona, ele também destaca a importância do trabalho em equipe e o conhecimento detalhado sobre o veículo.

Silvia Salgado é estudante de Engenharia de Controle e Automação e é uma das três mulheres que compõe o grupo NE3. Ela comenta que o projeto de desenvolver o carro elétrico é um forte motivador para o aprendizado, já que alia os ensinamentos teóricos, a aplicação prática e ainda a troca de experiências entre os estudantes de diferentes cursos.

O Núcleo

Criado em junho de 2013, o NE3 surgiu com a finalidade de realizar estudos sobre a eficiência energética na UFLA, promover a conscientização sobre estas questões e participar da Maratona da Eficiência Energética. Além de planejar veículos elétricos eficientes, o NE3 trabalha com apresentações de projetos, desenvolvimento de pesquisas, minicursos e palestras.

O Núcleo conta com 18 participantes, quatro deles em intercâmbio no Programa Ciência sem Fronteiras. Além dos membros efetivos, 19 estudantes participam do programa Trainee, representando diferentes cursos da Universidade.

Com informações de Leonardo Assad – jornalista – bolsista Ascom