A responsabilidade socioambiental durante a aquisição de produtos tem se mostrado cada vez maior entre os consumidores, demonstrando que a utilização dos recursos naturais passou a ser uma preocupação maior, e a nortear um consumo mais consciente. Há uma crescente busca pelo desenvolvimento de organizações mais sustentáveis, que otimizam os processos produtivos, incluindo a sustentabilidade a favor dos negócios. É o que mostra um estudo da pesquisadora do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (Ictin/UFLA - câmpus Paraíso) Geandra Alves Queiroz. A pesquisa avaliou seis multinacionais do ramo automotivo, quatro no Brasil e duas no Canadá, que já aplicam o conceito Lean Green - utilizando o sistema de produção enxuto associado com a prática da gestão ambiental nos seus processos operacionais, com o foco na redução de desperdícios.

A professora explica que o Lean Manufacturing é uma abordagem de gestão da produção já muito utilizada na indústria. ”Ela tem como princípio básico a redução de desperdícios, visando agregar valor. Isso significa reduzir tudo o que o cliente não está disposto a pagar. Esses desperdícios estão caracterizados por: estoque, super-produção, processamento inadequado, movimentação desnecessária, transporte, defeito e espera. Já o Green Manufacturing pode ser definido como um sistema que ajuda a identificar, quantificar, avaliar e gerenciar o fluxo de resíduos ambientais, com o objetivo de reduzir e minimizar o impacto ambiental, enquanto também tenta maximizar a eficiência de recursos”, explica a professora. 

Ainda de acordo com a pesquisadora, a prática tem sido adotada para eliminar desperdícios na cadeia produtiva, reduzir custos e melhorar a qualidade e o tempo de entrega, ou seja, trata-se de um meio para tornar o processo produtivo mais eficiente. Ela acrescenta que a redução dos impactos ambientais tem sido tratada cada vez mais como fator de vantagem competitiva pelas organizações do ramo. Isso tem reflexos diretos nas estratégias de operações das empresas, tornando necessária a inclusão do desempenho ambiental como uma de suas prioridades competitivas”, ressalta Geandra. 

Os resultados encontrados pelo estudo produziram evidências que indicam que a utilização da produção enxuta associada à gestão ambiental nos processos produtivos contribui para a redução de desperdícios, e mostram sinergias entre as prioridades competitivas: o Lean é apontado como uma base para a gestão dos sistemas de produção, e as práticas Green são utilizadas, em geral, como complemento e para sustentar a inclusão do ambiente como prioridade competitiva. 

“Quando a empresa busca eficiência no sistema produtivo, como por exemplo, uma mudança de layout, ela consegue tornar os processos mais rápidos, e com isso pode evitar mudanças no arranjo produtivo, no tempo de espera e reduzir consumo de energia de máquinas, por exemplo”,diz a pesquisadora. 

Outra questão avaliada foi que, em todas as empresas observadas, existem conflitos competitivos - trade-offs, isto é, decisões que consistem na escolha de uma opção em detrimento de outra, entre algumas prioridades competitivas, sendo que o mais frequente entre as empresas analisadas é a necessidade de escolha entre custo e meio ambiente. “Ou seja, quando a empresa vê a possibilidade de uma mudança positiva sob o ponto de vista ambiental, mas avalia que escolher essa mudança pode acarretar maior tempo ou custo para a sua produção, a prioridade ambiental acaba sendo colocada em segundo plano, devido à viabilidade econômica”, comenta.

Apesar desses conflitos de prioridades, de modo geral, o estudo mostrou que colocar Lean-Green em prática pode contribuir significativamente para a redução de impactos ambientais, principalmente no que tange ao consumo de recursos. As experiências permitiram comprovar o benefício da utilização do método para alcançar medidas mais concretas e sistêmicas de uso mais eficiente de recursos. Também mostrou que empresas multinacionais têm buscado colocar em prática o conceito de ecoeficiência, tendo também como incentivo às políticas internacionais para o meio ambiente mais rígidas. Essas organizações têm conseguido combinar os aspectos de valor econômico e valor social e ambiental.

O estudo “Estratégias de operações e práticas Lean-Green: um estudo de casos múltiplos em empresas do setor automotivo” está disponível na revista internacional Sustainability.

 

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - Fapemig.

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



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