Está no ar o terceiro episódio do Podcast Ciência em Prosa 60+, um programa em áudio para prosear com o público acima de 60 anos sobre questões científicas que estão presentes em seu dia a dia. Com o título “Como faço pra enviar áudio mesmo? O uso da tecnologia por pessoas com 60 anos ou mais”, o episódio discute o descompasso entre o aumento da oferta de serviços e atividades de lazer nos meios digitais a partir da pandemia de Covid-19 e a inclusão digital de pessoas com mais de 60 anos.
A prosa parte da vivência de Armando Tartuci, aposentado, natural do Rio de Janeiro e morador de Lavras, Minas Gerais, há 35 anos. Armando tem baixíssima visão e compartilhou as dificuldades que encontra para fazer uso das tecnologias digitais disponíveis.
Também participam do bate-papo os professores Eric Araújo e André Pimenta Freire, do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal de Lavras (Icet/UFLA). Eles explicam porque as tecnologias digitais podem ser tão complexas para pessoas com mais de 60 anos, falam sobre o uso da inteligência artificial e outras tecnologias para o bem-estar dos idosos e dão dicas para identificar fakenews e golpes.
O podcast Ciência em Prosa 60+ é um programa mensal produzido pelas Coordenadorias de Comunicação Social e de Divulgação Científica da Universidade Federal de Lavras (UFLA), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
Os episódios estão disponíveis nas principais plataformas de áudio e nas redes sociais em que a UFLA está presente, além de serem veiculados pela Rádio Universitária 105.7 FM e em plataformas de vídeo, como Youtube.
Para participar do podcast, basta encaminhar para nós as dúvidas que a ciência pode responder, e vamos buscar docentes da UFLA que possam participar da conversa.
As dúvidas devem ser enviadas pelo whatsapp: (35) 9 9806-4531.
Ouça os episódios completos nos links abaixo: