Gleiton Tavares da Silva - estudante de graduação

Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária – Departamento de Zootecnia

Gleiton
Gleiton Tavares da Silva

O mercado de venda de touros é uma das principais áreas para a pecuária nacional, pois além de gerar uma grande movimentação financeira, também possibilita a evolução genética dos rebanhos comerciais. No ano de 2020, os leilões, em sua grande maioria, foram transmitidos de forma virtual devido à pandemia, mas os faturamentos gerados nunca foram tão altos.

Em meio a esse mercado de leilões tão valorizado, desenvolvemos uma pesquisa sobre correlações do preço de venda de touros Nelore com características dos animais apresentadas durante a transmissão de leilões. Este trabalho* teve como objetivo observar como as características estão agregando valor ao touro no momento de sua venda, além de permitir analisar como está o pensamento do pecuarista no ato de escolher um touro para seu rebanho.

As características dos touros correlacionadas com o preço de venda foram: peso, índice ABCZ (iABCZ), circunferência escrotal (CE) e idade; analisou-se também o efeito do nome da fazenda. Os dados foram coletados em dez leilões da raça Nelore de diferentes fazendas, totalizando 492 animais avaliados.

Nos resultados observados, o nome da fazenda teve influência no valor dos animais comercializados, mostrando que leilões mais tradicionais são mais valorizados. O trabalho de anos e anos de seleção e contribuição na evolução da raça é algo que faz com que os pecuaristas paguem mais caro por animais oriundos dessas fazendas, mostrando uma preocupação em adquirir animais em fontes mais confiáveis e renomeadas.

As características que apresentaram mais influências na correlação com o preço de venda foram peso e iABCZ. Em relação ao peso, não poderia ser diferente, já que na pecuária de corte a remuneração é feita por arroba de animal abatido. Além de animais mais pesados serem mais bonitos aos olhos dos compradores, devido ao maior preenchimento de massas musculares.

sarah meirelles
Sarah Laguna Conceição Meirelles

Em relação ao iABCZ, a influência positiva da correlação com o preço mostrou uma evolução no olhar dos pecuaristas, que estão cada dia mais atentos às novas tecnologias atribuídas à seleção animal. O valor econômico presente nas características do índice está introduzido na evolução genética de um rebanho, mostrando que, para um rebanho mais produtivo, precisa-se unir uma genética cada vez mais selecionada com um ambiente que dê suporte a sua total expressão.

A evolução do melhoramento genético e das biotecnologias reprodutivas trouxe para os pecuaristas formas de escolha mais seguras e acuradas, permitindo a seleção de animais de acordo com o tipo de produção desejado. O iABCZ está entre essas ferramentas que auxiliam e indicam para o produtor um animal mais equilibrado em suas características genéticas, mostrando positivamente sua influência econômica no momento da venda de animais.

As características idade e circunferência escrotal (CE) apresentaram correlação positivas, mas não tiveram grande influência no preço de venda dos animais analisados. O fato da correlação de CE e preço não apresentar valores influentes pode estar relacionado à evolução de DEPs reprodutivas, além dessa característica estar presente na composição do iABCZ.

As características peso e iABCZ são importantes para agregar valor no momento da venda de animais em leilões, contudo esse mercado é influenciado por dezenas de gostos e objetivos, necessitando de mais estudos na área para descobrir mais sobre o funcionamento dessas correlações de características dos animais com seu preço de venda.

*Trabalho de conclusão de curso do aluno Gleiton Tavares da Silva apresentado à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Curso de Zootecnia. “ANÁLISE DE FATORES CORRELACIONADOS COM O PREÇO DE VENDA DE TOUROS EM LEILÕES DA RAÇA NELORE”. Fevereiro/2021.

Os conteúdos e opiniões apresentados nos artigos desta seção são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não correspondem à posição institucional da UFLA. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.