Por Apolliane Xavier Moreira dos Santos
Docente do Colégio de Aplicação da UFLA (CAp Nedi/UFLA)
Refletir sobre a natureza e a continuidade da vida no planeta são questões que historicamente têm permeado os estudos e as preocupações humanas. Na atualidade, essas questões tornam-se ainda mais urgentes diante dos desequilíbrios e desastres ambientais, do consumo exacerbado de recursos naturais e da massiva produção diária de resíduos. Vivenciamos uma crise ambiental instalada e uma biosfera em constante degradação. Nesse contexto, torna-se imperativo desenvolver práticas que promovam a consciência ambiental desde a infância, como forma de garantir a manutenção, dignidade e sobrevivência da vida humana.
A escola se destaca como espaço privilegiado para a promoção dessas práticas, dada sua relevância nos processos de ensino, aprendizagem e formação de consciência crítica e sensibilidade ambiental. Nessa perspectiva, o projeto de extensão “Educação Ambiental no Núcleo de Educação da Infância (Nedi): brincando com coisa séria”, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), tem como objetivo geral desenvolver um trabalho interdisciplinar de conscientização e educação ambiental com crianças de três a cinco anos matriculadas na Instituição. Além das crianças, o projeto busca envolver estudantes de graduação da Universidade, docentes do Colégio de Aplicação (CAp), familiares e demais membros da comunidade escolar. Pretende-se, assim, despertar o interesse por questões ambientais e práticas sustentáveis, promovendo ações ecopedagógicas voltadas à reflexão sobre os recursos naturais e a preservação da vida no planeta.
Com base nos princípios da pesquisa-ação e com ênfase na participação ativa dos sujeitos envolvidos, são realizadas atividades educativas que têm a brincadeira e a interação como eixos estruturantes. Por meio de jogos, histórias, músicas, experimentos e contato direto com a natureza, as crianças são incentivadas a compreender a importância da preservação ambiental, da adoção de práticas sustentáveis e da valorização dos recursos naturais. Também são promovidas ações de formação universitária com foco nas relações entre infância e educação ambiental. Todas as ações são desenvolvidas em articulação com o ensino, a pesquisa e a extensão, promovendo reflexões e práticas contextualizadas na Educação Infantil.
Por estar inserido em um Colégio de Aplicação universitário, essa articulação se amplia, favorecendo a interação entre docentes do ensino superior e da educação básica, discentes, crianças e suas famílias. Orientamo-nos à luz de referenciais teóricos e científicos, que dão base e contorno para o nosso trabalho, e vivenciamos diariamente a realidade da escola e o contato com a comunidade. A escola apresenta-se como um espaço fecundo, com grande potencial de produção a partir das interações e relações que ali se estabelecem. Apostamos no potencial de:
Inserir a educação ambiental no cotidiano escolar, integrando práticas sustentáveis aos objetivos do currículo.
Sensibilizar a comunidade escolar sobre o valor do desenvolvimento sustentável, incentivando mudanças de hábitos e valorizando a educação ambiental.
Criar ecotécnicas que tornem a escola um espaço sustentável e agradável, integrando vegetação às estruturas existentes.
Estimular a criatividade infantil com a construção de brinquedos feitos de materiais recicláveis.
Fortalecer a participação das famílias, envolvendo-as no planejamento e organização de ações com foco ambiental.
Produzir materiais científicos que apoiem práticas de ensino, pesquisa e extensão em educação ambiental na Educação Infantil.
Defendemos que fomentar movimentos educativos voltados à educação ambiental reforça o sentido mais amplo da própria educação, destacando um aspecto essencial – o ambiental – que precisa ser evidenciado, debatido e analisado de forma mais contundente nos mais diversos.
O projeto conta atualmente com uma página na rede social Instagram, por meio do perfil @ecoufla, com o objetivo de divulgar conteúdos educativos e práticas ecopedagógicas relacionadas à temática ambiental.
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