Por
Gleiton Tavares da Silva - estudante de graduação
Sarah Laguna Conceição Meirelles - orientadora
Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária – Departamento de Zootecnia
O mercado de venda de touros é uma das principais áreas para a pecuária nacional, pois além de gerar uma grande movimentação financeira, também possibilita a evolução genética dos rebanhos comerciais. No ano de 2020, os leilões, em sua grande maioria, foram transmitidos de forma virtual devido à pandemia, mas os faturamentos gerados nunca foram tão altos.
Em meio a esse mercado de leilões tão valorizado, desenvolvemos uma pesquisa sobre correlações do preço de venda de touros Nelore com características dos animais apresentadas durante a transmissão de leilões. Este trabalho* teve como objetivo observar como as características estão agregando valor ao touro no momento de sua venda, além de permitir analisar como está o pensamento do pecuarista no ato de escolher um touro para seu rebanho.
As características dos touros correlacionadas com o preço de venda foram: peso, índice ABCZ (iABCZ), circunferência escrotal (CE) e idade; analisou-se também o efeito do nome da fazenda. Os dados foram coletados em dez leilões da raça Nelore de diferentes fazendas, totalizando 492 animais avaliados.
Nos resultados observados, o nome da fazenda teve influência no valor dos animais comercializados, mostrando que leilões mais tradicionais são mais valorizados. O trabalho de anos e anos de seleção e contribuição na evolução da raça é algo que faz com que os pecuaristas paguem mais caro por animais oriundos dessas fazendas, mostrando uma preocupação em adquirir animais em fontes mais confiáveis e renomeadas.
As características que apresentaram mais influências na correlação com o preço de venda foram peso e iABCZ. Em relação ao peso, não poderia ser diferente, já que na pecuária de corte a remuneração é feita por arroba de animal abatido. Além de animais mais pesados serem mais bonitos aos olhos dos compradores, devido ao maior preenchimento de massas musculares.
Em relação ao iABCZ, a influência positiva da correlação com o preço mostrou uma evolução no olhar dos pecuaristas, que estão cada dia mais atentos às novas tecnologias atribuídas à seleção animal. O valor econômico presente nas características do índice está introduzido na evolução genética de um rebanho, mostrando que, para um rebanho mais produtivo, precisa-se unir uma genética cada vez mais selecionada com um ambiente que dê suporte a sua total expressão.
A evolução do melhoramento genético e das biotecnologias reprodutivas trouxe para os pecuaristas formas de escolha mais seguras e acuradas, permitindo a seleção de animais de acordo com o tipo de produção desejado. O iABCZ está entre essas ferramentas que auxiliam e indicam para o produtor um animal mais equilibrado em suas características genéticas, mostrando positivamente sua influência econômica no momento da venda de animais.
As características idade e circunferência escrotal (CE) apresentaram correlação positivas, mas não tiveram grande influência no preço de venda dos animais analisados. O fato da correlação de CE e preço não apresentar valores influentes pode estar relacionado à evolução de DEPs reprodutivas, além dessa característica estar presente na composição do iABCZ.
As características peso e iABCZ são importantes para agregar valor no momento da venda de animais em leilões, contudo esse mercado é influenciado por dezenas de gostos e objetivos, necessitando de mais estudos na área para descobrir mais sobre o funcionamento dessas correlações de características dos animais com seu preço de venda.
*Trabalho de conclusão de curso do aluno Gleiton Tavares da Silva apresentado à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Curso de Zootecnia. “ANÁLISE DE FATORES CORRELACIONADOS COM O PREÇO DE VENDA DE TOUROS EM LEILÕES DA RAÇA NELORE”. Fevereiro/2021.
Os conteúdos e opiniões apresentados nos artigos desta seção são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não correspondem à posição institucional da UFLA. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.