O e-book “Multimodalidade e formação docente” busca discutir teorias e práticas relacionadas a textos multimodais (compostos por, pelo menos, duas formas de comunicação, como imagens e textos escritos) e como essa perspectiva pode contribuir para a formação docente, a partir da união de textos produzidos de forma colaborativa.
A publicação reúne trabalhos decorrentes do I Simpósio Textualiza, realizado entre 25 e 27 de setembro de 2023, na Universidade Federal de Lavras (UFLA), pelo Grupo de Pesquisa Textualiza (Textualidades em Gêneros Multissemióticos e Formação de Professores de Língua Portuguesa). O Simpósio foi organizado a fim de promover oportunidades formativas, como sujeitos-autores de textos científico-acadêmicos, a estudantes (de Ensino Médio, Graduação e Pós-graduação) e docentes (da Educação Básica e do Ensino Superior), incentivando o trabalho em grupo e o desenvolvimento da autonomia dos participantes.
A primeira seção do livro é constituída por capítulos produzidos por membros do Textualiza e/ou convidados, envolvendo docentes e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação, além de docentes de Educação Básica. Como forma de fortalecer a colaboração interinstitucional, a segunda parte traz textos oriundos de uma parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio das produções de alunos de graduação e pós-graduação dessa universidade, orientados pela professora Maria Aparecida Resende Ottoni.
O e-book é organizado pelas professoras da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras (Faelch/UFLA) Helena Maria Ferreira e Jaciluz Dias Fonseca, e pela pós-graduanda em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) Kleissiely de Castro.
Acesse o e-book gratuitamente por meio deste link.