Esta coletânea reúne Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de licenciandos de Letras que obtiveram especial destaque. Cada TCC é comentado por colegas educadores de instituições nacionais diversas, com comprovada competência acadêmica em suas respectivas áreas.

Acentuam-se, na obra, as vozes dos professores de línguas prestes a atuar na sociedade, trazendo nelas as vozes de outros, à medida que desvelam processos de identidade docente. Portanto, apesar de se originar de uma escolha pessoal, cada TCC é a expressão identitária do (futuro) professor, pois ali se evidencia o ele considera de maior relevância no imenso rol de questões de sua formação pré-serviço e que, ao mesmo tempo, lhe será marco para o exercício profissional ou investigativo que deverá se seguir.

A coletânea, organizada pela professora Tânia Regina de Souza Romero, oferece ao professor e pesquisador um rico panorama de visões de ensino-aprendizagem de línguas adicionais, assentadas na perspectiva de construções de identidade, com sua característica dinâmica, instigante e profundamente fértil para reflexões acadêmicas e práticas.