A biofortificação consiste em sanar a fome oculta existente na população por meio da inserção de micronutrientes durante o processo agronômico, durante a estadia da planta no campo. Essa técnica, além de contribuir com a segurança alimentar, pode propiciar também melhor desempenho nas culturas, através da maior resistência de sementes e plantas aos estresses ambientais e ataque de doenças, devido ao seu melhor estado nutricional.

Nosso trabalho estuda a interação Selênio x Enxofre na cultura da soja. O Selênio é um micronutriente demandado pelas pessoas e tem várias funções no nosso organismo, sendo uma delas a função de antiinflamatório, além do importante papel na proteção da tireoide. Já o enxofre é um macronutriente que possui importante papel na produção de grãos, pois participa da síntese de proteínas e possui função estrutural das mesmas. A interação desses dois nutrientes já foi comprovada em outras culturas, agora estudamos na cultura da soja.

Saiba mais sobre a biofortificação de alimentos

Foto postada com a hashtag #CienciaUFLA por @joaorenato.ra



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA