No último sábado (16/1), o Jornal da EPTV exibiu uma reportagem especial sobre a importância das embalagens para o café especial. A reportagem teve como foco a pesquisa em desenvolvimento na Universidade Federal de Lavras (UFLA) pelo professor do Departamento de Engenharia da UFLA (DEG) Flávio Meira Borém. “É necessário proteger o café, colocar uma barreira entre o café e o meio ambiente”, comentou o professor na reportagem (Clique aqui e assista a reportagem completa).

A pesquisa tem o objetivo de analisar as características de cafés especiais após um período de estocagem em embalagens específicas, produzidas em papel e plástico. A expectativa é de trazer resultados revolucionários para o mercado de embalagens de café.

Atualmente, são utilizados sacos de juta, que, segundo o professor Borém, levam a perdas de qualidade do café em curto período (menos de três meses), devido à variação do teor de água nos grãos e sua interação com o ar ambiente. Há ainda as embalagens a vácuo, que conseguem manter a qualidade dos grãos, contudo, possuem um alto custo.

Já com as novas embalagens, criadas pelas empresas Klabin S.A. e Videplast, que serão utilizadas na pesquisa intitulada Desenvolvimento de embalagens e métodos de armazenamento para cafés especiais”, será possível constatar se os diferentes materiais que constituem essas embalagens proporcionam resultados positivos para a manutenção dos atributos sensoriais dos cafés especiais. As novas embalagens possuem uma alta barreira que permite a preservação da qualidade dos grãos, e com um menor custo.

“Já são mais de doze meses de estudo, e o resultado dos testes surpreendeu os pesquisadores. Eles enviaram o café para os Estados Unidos nas novas embalagens, e quando chegaram lá, encontraram um café bem fresquinho” – trecho extraído da reportagem.  “A nossa felicidade foi na hora que nós abrimos as embalagens com alta barreira o café estava absolutamente bem preservado, com cheiro de café fresco, novo” – complementou o professor Borém em entrevista ao Jornal da EPTV.

A pesquisa tem como parceria a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e das empresas Klabin S.A. e Videplast Indústria de Embalagens LTDA, além da colaboração da Bourbon Specialty Coffees da Carmocoffees. Representantes de três dessas empresas e instituições estiveram na Universidade no dia 6 de janeiro para assinar o convênio.

Texto: Camila Caetano (jornalista, bolsista/UFLA) e Ana Eliza Alvim (jornalista/UFLA)

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



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