Após seis meses de intenso trabalho, e fruto de um projeto de iniciação científica, o Atlas Radiográfico Digital (ARD) é hoje uma realidade no ensino de radiologia veterinária de pequenos animais na Universidade Federal de Lavras, beneficiando a todos os estudantes de graduação do Departamento de Medicina Veterinária (DMV/Ufla) e docentes ligados às áreas de clínica e cirurgia de cães e gatos. Trata-se da primeira iniciativa deste tipo no país, caracterizando o esforço da Ufla na melhoria do ensino público e difusão de novas tecnologias de aprendizado.

O projeto do ARD foi coordenado pelo prof. Carlos Artur Lopes Leite, responsável pelo Serviço de Diagnóstico por Imagem do DMV/Ufla. O desenvolvimento do programa ficou a cargo do analista de sistemas Daniel Cardoso Gomes, formado no primeiro semestre deste ano pelo DCC/Ufla. A equipe de apoio contou com a participação dos médicos veterinários residentes, Marcus Antônio Rossi Feliciano e Tatiana Silveira, e da aluna de graduação em medicina veterinária, Jaqueline Rodrigues Bahia.

A proposta do ARD é buscar a interação entre o aprendizado e o aprendiz, seguindo o conceito primordial de “controle total”, ou seja, quem estipula a velocidade e o grau de aprendizado é o próprio aluno. Esta interatividade tem demonstrado ser mais proveitosa em todas as áreas do conhecimento, estimulando o aluno a buscar cada vez mais informações, de uma forma mais rápida e assimilando maior número de elementos.

Assim, com base em uma plataforma amigável Macromedia Flash MX®, e usando editor de imagem Adobe Photoshop CS 8.0®, foi criado o ARD. As radiografias de cães e gatos foram selecionadas, trabalhadas digitalmente e encaixadas em sistemas orgânicos. O usuário escolhe dentre os oito sistemas existentes, qual será estudado. Ao entrar no sistema orgânico escolhido, há opções de radiografias, dispostas em thumbs e ordenadas em abas. Selecionando uma radiografia, ela é aberta em tela maior e legendas e setas apontam e explicam as alterações, de uma maneira simples e rápida. O usuário pode, então, navegar por mais de 250 radiografias, estudando detalhadamente todos os detalhes apresentados.

O ARD já se encontra em funcionamento no Serviço de Diagnóstico por Imagem do DMV/Ufla, contando com dois computadores para consulta individual. Segundo o prof. Carlos Artur, o ARD será uma estratégia muito eficiente no processo de ensino-aprendizado, não só estimulando e desafiando o aluno de graduação, mas também como banco de dados para estudos por parte de alunos de pós-graduação e docentes da área.

Com a implantação definitiva do sistema, e buscando-se auxílio na iniciativa privada, os responsáveis pelo ARD esperam atualizar o software semestralmente, oferecendo maior número de opções ao usuário. Para aqueles que necessitarem, o ARD já se encontra em funcionamento no Serviço de Diagnóstico por Imagem, podendo ser consultado gratuitamente nos horários pré-estabelecidos de funcionamento.

Outras informações podem ser obtidas com a secretaria do Hospital Veterinário (35) 3829-1245, secretárias Mayza ou Érica).

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

Mais>>

A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA