Com expectativa de crescimento de 15%, comparado à safra passada, produtores de laranja já podem comemorar. A previsão é da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), que prevê um aumento de 387 milhões de caixas de 40,8 quilos de laranja na safra de 2011, que começa a ser colhida este mês.

Outra boa noticia para o fruticultor, é que um projeto desenvolvido pela Ufla, em parceria com a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), vai permitir que produtores planejem o custo com a lavoura e acompanhem os preços em outras regiões. O projeto “Campo Futuro” da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com a Ufla, através do CIM, (Centro de Integração e Mercado) com coordenação do Professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior, está desenvolvendo um software que permite ao agricultor economizar e aperfeiçoar a atividade. 

Os dados contidos no software vão permitir que o produtor planeje os gastos de produção e assim calcule os riscos e os benefícios de se investir em uma cultura que faz com que o Brasil se torne cada vez mais, o maior exportador de suco de laranja industrializado do mundo. Uma indústria que fatura, em média, 2 bilhões de dólares por ano.

Enquanto produtores da cultura voltados para as indústrias têm esse aumento na safra, um encontro no Paraná reuniu produtores da laranja de mesa, que é economicamente mais valorizada do que a industrial. Os produtores apresentaram planilhas de custos e gastos que vão auxiliar na execução do projeto.

O encontro pode ser conferido neste vídeo:

http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=179853&channel=99

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA