No meio de uma lavoura de cafeeiros Bourbon, na Fazenda Santa Rita, em Piumhí, centro-este de Minas Gerais, uma planta diferente chamou a atenção do proprietário, Ottogamiz de Oliveira Júnior, e do consultor, o engenheiro agrônomo Florêncio Feio de Freitas Filho. Com produtividade semelhante às cultivares tradicionais, as plantas possuem folhas grandes e produzem grãos que chegam a ter o dobro do tamanho dos cafés convencionais. Referência em estudos sobre café, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) inicia uma pesquisa para seleção e, provavelmente, o lançamento de nova cultivar do cafeeiro, que já foi apelidado de “Big Coffee”.

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A pesquisa será conduzida sob a coordenação dos professores do Departamento de Agricultura da UFLA, Rubens José Guimarães e Samuel Pereira de Carvalho. A coleta do material vegetal para clonagem de plantas e de sementes para início do programa de melhoramento foi feita em visita técnica à Fazenda. As plantas do “Big Coffee” já estão na terceira geração e sua maior semelhança é com progênies de Maragojipe; porém, com níveis de produtividade superior. A suspeita é de que se trata de uma mutação natural. O estudo vai tentar determinar a herança genética da planta e analisar a viabilidade de selecionar uma nova cultivar, com o isolamento e fixação das características de interesse.

Com a intenção de perpetuar o genótipo diferenciado, o professor Samuel usará a técnica de clonagem por estaquia, para que as plantas descendentes do “Big Coffee” sejam idênticas à progênie original. A seleção do novo material também deverá ser realizada por meio de propagação via semente; porém, com a desvantagem de o material ainda ser segregante (desuniforme e não estável). A vantagem da clonagem feita a partir dos ramos ortotrópicos, segundo o professor Samuel, está na possibilidade de selecionar as progênies com as características desejáveis que, neste caso, deverão incluir frutos grandes, produtividade satisfatória, maturação uniforme e boa qualidade de bebida, para que as fut

uras gerações sejam exatamente iguais à planta-mãe.

Otimista com o novo estudo, o professor Rubens ressalta a importância da UFLA em pesquisa cafeeira, lembrando que existe uma demanda por grãos maiores para atender a nichos de mercado. De acordo com o professor, grãos do “Big Coffee” são tão grandes que não existem atualmente no mercado máquinas dimensionadas para seu beneficiamento e classificação. “O resultado deste estudo deverá ser um café diferenciado, com características superiores, focado principalmente no tamanho do grão. A UFLA, mais uma vez, quer fazer parte desta história”, enfatiza.

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA