Produção do sorvete à base de batata doce no Departamento de Ciência dos Alimentos

Hoje, os consumidores procuram por uma alimentação de qualidade, que tenha a presença de elementos mais nutritivos e saborosos. Para atender a esse novo público é necessário cada vez mais o desenvolvimento de novos produtos alimentícios. E quando se pensa em alimentos saudáveis é difícil imaginar um doce – uma sobremesa – que atenda a esse quesito.

Pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) desenvolveram um sorvete à base de batata-doce com teor reduzido de gordura e açúcar. O sorvete foi produzido no Laboratório de Novos Produtos e na Planta Piloto de Processamento de Produtos Lácteos do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA/UFLA).

Estudantes do curso de Engenharia de Alimentos, com a orientação dos professores João de Deus Souza Carneiro e Ana Carla Marques Pinheiro, conseguiram obter um sorvete aceito sensorialmente, mais nutritivo e saudável. Eles explicam que o único açúcar presente no produto é aquele encontrado nos ingredientes utilizados.

“O sorvete sabor chocolate à base de batata-doce objetivou levar ao mercado uma sobremesa saborosa, nutritiva, diferenciada, de baixo custo e reduzido teor de açúcar, sendo uma ótima opção para os consumidores”, comenta o professor João de Deus.

 

Em uma porção de 60g do produto há apenas 1,4 g de açúcar. Os pesquisadores informam que, de acordo com a legislação, se o produto tiver menos de 5g de açúcar em uma porção de 60g, já é considerado de baixo teor de açúcar. E para obter o sabor de chocolate os pesquisadores utilizaram 2,85% de chocolate em pó, sendo 50% cacau.

Além da pouca quantidade de açúcar, o sorvete possui uma maior quantidade de proteínas e fibras alimentares quando comparado aos sorvetes tradicionais do mercado, devido à presença de 22% de batata-doce na formulação.

Ressalta-se que a batata-doce é fonte de carboidrato e tem sido muito utilizada em preparações alimentícias por praticantes de atividades físicas, sendo mais uma opção saudável para este público e demais pessoas que possuem restrição quanto ao teor de açúcar em sua alimentação.

 

 

Análise sensorial
“O projeto realizado buscou desenvolver um novo produto visando às tendências de mercado atuais dos consumidores de alimentos, já que o mercado é carente de produtos assim. O sorvete à base de batata-doce se mostrou em conformidade com três categorias definidas pela Brasil Food Trends 2020, sendo elas: saudabilidade e bem-estar, sensorialidade e prazer; e conveniência e praticidade”, afirma a estudante Ana Cristina Freitas de Oliveira, uma das responsáveis pela pesquisa.

Os pesquisadores envolvidos nesse estudo fazem parte do Núcleo de Estudos em Novos Produtos e Análise Sensorial (Nenp) da UFLA.
Análise sensorial

Projeto do sorvete de bata doce foi campeão na Maratona da Engenharia de Alimentos

Nenp na Maratona da Engenharia de Alimentos

O Nenp venceu a Maratona da Engenharia de Alimentos com a exposição do projeto sorvete de batata doce. A competição, realizada neste ano, buscou incentivar a integração e a criatividade dos estudantes, além de divulgar as diferentes formas de atuação do profissional de Engenharia de Alimentos.

A maratona contou com a participação de graduandos, pós-graduandos, professores e técnicos administrativos do Departamento de Ciências dos Alimentos da UFLA.

Durante a competição acadêmica, uma banca formada por cinco professores avaliou a apresentação e o projeto de cada um dos nove núcleos de estudos vinculados ao Departamento.

Estudantes envolvidos no desenvolvimento do sorvete de batata doce: Ana Carolina Alves Moura; Ana Cristina Freitas de Oliveira; Ana Julia Santos Rodrigues; André Kazuo Kobayashi; Andrey de Oliveira Mendes; Betânia Vieira Lucinda; Camila Alvarenga Freire; Cesar de Castro Ferreira; Fernanda Paes Ribeiro Fernandes Barbosa; Hélio Júnior Alvarenga Godinho; Humberto da Silva Batista Junior; Júlia Marques Carvalho; Kenia Cristiny Ribeiro da Silva; Larissa Carolina de Morais; Letícia Fagundes Lopes; Letícia Rodrigues Silveira; Marcelo Makoto Klein Okahayashi; Maria Alice Nascimento; Mariane Bilintani Tanner; Paola Barone da Silva; Rafael Tadeu de Toledo Ramalho.

 

 

Texto: Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

Mais>>

A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA