Há muitos estudos por trás da bebida mais popular do Brasil, incluindo como preparar o famoso cafezinho. Desde o coador de pano, o filtro de papel e a cafeteira elétrica, outras técnicas foram surgindo para todos os gostos e bolsos. O certo é que o brasileiro começou a se preocupar com o modo de preparo da bebida como forma de se preservar seus componentes, sabor e aroma.

No mercado, várias dessas técnicas estão disponíveis para o consumidor, porém o custo ainda é um dos fatores que pesa na escolha. Pensando nisso, estudantes do Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e Consumo de Café (QICafé) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) desenvolveram um protótipo de um novo método de preparo da bebida. “O mercado consumidor do café é extremamente exigente e ávido por maneiras diferentes e inovadoras de se extrair a bebida. Por isso, pensamos em desenvolver um método de preparo que unisse as características que os consumidores apreciam e ainda tivesse o diferencial de ser versátil, portátil e de baixo custo”, explica a estudante do curso de Engenharia de Alimentos Suzana Moreira. A tutora Rosemary Gualberto Fonseca Alvarenga Pereira, professora do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA/UFLA), enfatiza que a escolha de materiais de baixo custo se justifica para que uma parcela maior da população possa ter acesso ao método, já que nem todos os materiais de preparo para cafés especiais são baratos e de fácil limpeza.

Para o protótipo, os estudantes utilizaram uma estrutura cilíndrica de um polímero termorresistente, para suportar as variações de temperatura da água, e uma malha metálica como filtro, que conserva os óleos do café assim como em outros métodos. A aceitação dos consumidores foi testada durante a IV Maratona de Engenharia de Alimentos, no câmpus universitário, e o resultado foi satisfatório. “Estamos testando variações do funcionamento do protótipo, já sabemos que o método é viável, porém percebemos algumas demandas no funcionamento que precisamos melhorar. Estamos avaliando novos materiais que atendam o que precisamos adequar para, quem sabe um dia, entrar com o registro e tornar o método rentável para o mercado”, comenta Suzana.

A professora Rosemary ressalta ainda a importância das estudantes participarem de eventos como esse. “Tem todo um estudo por trás desse método. Além de ser um incentivo para a inovação, eventos assim mostram que a capacidade de observação, a interação com os consumidores e com a indústria são alavancas motivacionais para o empreendedorismo.”

QICafé começou na UFLA há quatro anos. O grupo realiza projetos de pesquisa e extensão com foco na qualidade do café.

 

 

Reportagem: Karina Mascarenhas, jornalista - bolsista Dcom/Fapemig

Edição do Vídeo: Alberto Moura -  bolsista Dcom/Fapemig 

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA