O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo. Em comparação aos outros países; o Brasil ocupa o 11º lugar no ranking de consumo per capita da bebida, conforme pesquisa divulgada pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

Em Minas Gerais, a espécie Coffea arábica é responsável por fazer do estado o maior produtor do País. A produção nacional estimada este ano é de 45,9 milhões de sacas, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Já a Coffea canephora, cuja variedade mais conhecida é o conilon e o robusta, é muito comum em lavouras do Espírito Santo, Rondônia e Bahia, e a produção nacional  estimada para 2018 é de 13,9 milhões de sacas

As diferenças entre as duas espécies são visíveis nas plantas, como explica o doutorando Thales Barcelos Resende, do Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf). “ Há diferenças morfológicas das plantas; o conilon, por exemplo, possui multicaules, e suas folhas são maiores e mais onduladas, diferentemente do café arábica. ” Outra diferença apontada pelo pesquisador é em relação ao sabor. Por ter um maior teor de cafeína, o canephora possui um sabor mais amargo, sendo muito utilizado pela indústria em blends, e também para fabricação do café instantâneo.

Mesmo sendo comercializado em valores menores do que o arábica, o conilon tem sua marca na cadeia produtiva do café e,  se você não conhece  um canephora, confira o vídeo abaixo.

 Reportagem: Karina Mascarenhas, jornalista - bolsista Dcom/Fapemig

Edição do Vídeo: Rafael de Paiva -  estagiário Dcom/UFLA  

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA