Na busca por maior visibilidade no Instagram, alguns nutricionistas desrespeitam o Código de Ética e de Conduta da profissão ao indicar dietas restritivas e compostos alimentares que prometem efeitos milagrosos, segundo os resultados de uma pesquisa do Departamento de Nutrição (DNU) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A pesquisa foi destaque no Jornal Hoje em Dia, publicada nesta quarta-feira (27/3): Ciladas no Instafood: veja os erros mais comuns e as consequências das dietas de redes sociais.

O estudo, orientado pela professora do DNU Maysa Helena Toloni, analisou as postagens de 51 nutricionistas, com mais de dois mil seguidores, nos quesitos prescrição de cápsulas, fotos de antes e depois, orientação de dietas e comentários dos usuários. “A ideia do estudo era avaliar a influência que as postagens dos nutricionistas poderiam causar nos seguidores e investigar se as postagens eram guiadas pela ética ou mero marketing profissional”, explicou a pesquisadora e nutricionista Grayce Kelly de Andrade.

A pesquisa apontou que profissionais da área movimentam, com frequência, seus perfis em torno de dietas sem glutén, sem lactose, "low carb", jejum intermitente e dieta cetogênica (baseada no alto consumo de proteínas e lipídeos). Várias publicações contam com propagandas de produtos patrocinados por empresas.

Outros erros usados para captar e reter seguidores são a divulgação de informações sem embasamento científico e o estímulo ao consumo de suplementos alimentares caros, desvinculados da cultura alimentar do brasileiro. "Cápsulas de Ascophyllan,conhecida como alga marrom, ou de carvão ativado são exemplos das formulações publicadas por alguns profissionais devido aos compostos bioativos, que podem ser encontrados facilmente em alimentos in natura. Alguns dos produtos divulgados possuem restrições de consumo pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Algumas embalagens não explicam o que é e não têm evidências dos resultados em artigos científicos”, esclareceu Grayce.

As práticas vão contra o Código de Ética e de Conduta da Nutrição, arcabouço de princípios, responsabilidade, direitos e deveres norteadores da prática diária dos profissionais da área. Atualizado em março de 2018, o texto esclarece ser dever do nutricionista adequar as práticas profissionais às necessidades de cada indivíduo, "não ceder a apelos de modismos, a pressões mercadológicas ou midiáticas e a interesses financeiros para si ou terceiros." Fotos de pacientes antes e depois de seguir um suposto plano alimentar são proibidas. "Contudo, muitos ainda publicam", comenta Grayce.

Matéria da pesquisa realizada pela jornalista Pollyanna Dias.

Confira aqui o texto completo.

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA