Nesta semana, o Minas faz Ciência trouxe em destaque uma pesquisa realizada no Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de Lavras (DCA/UFLA), com o  apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), que busca a valorização dos frutos do cerrado no mercado nacional.

Frutos típicos da região do cerrado, como araçá, buriti, cajá, cagaita, mangaba e marolo são matérias-primas de sucos, doces e geleias desenvolvidos no projeto. Atualmente, são desenvolvidos sucos mistos e funcionais, que foram estudados por meio de testes físico-químicos para avaliar o valor nutricional das polpas. Durante a pesquisa, foram feitas análises sensoriais com 100 voluntários, que classificaram os sucos pela aparência, aroma, sabor e por uma impressão global do que acharam do produto. O resultado dessa análise mostrou os níveis variados de aceitação de cada fruto pelo paladar do consumidor.

Entre os seis frutos selecionados para a análise, os pesquisadores elegeram os três que apresentaram maior aceitação na avaliação para compor os sucos mistos: marolo, cagaita e mangaba. Na nova etapa do estudo, está sendo analisada a capacidade de funcionalidade do suco por meio da adição de fibras. A pesquisa também busca definir o método de conservação dos sucos para o  tratamento térmico ideal e a vida útil do produto para, assim, chegar às prateleiras dos mercados.

Leia, na íntegra, a notícia do Minas faz Ciência  

Texto: Melissa Carvalho - Estagiária DCOM/UFLA

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA