O ano vai chegando ao fim e 2020 se aproxima. A mesa farta, com diversos pratos típicos, já é tradição em grande parte das famílias brasileiras. Amigos e familiares se reúnem para comemorar as festividades de final de ano,época em que carnes e aves se tornam a atração principal da ceia. Os cortes suínos ganham destaque pois, além de estarem em alta, não sofreram grande aumento nos preços, o que faz com que tenham presença garantida no momento da escolha do cardápio. De acordo com o professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (DZO/UFLA) Vinícius de Souza Cantarelli, atualmente os cortes de carne suína são tão magros quanto os de carne branca, como peixes e aves. “Além disso, é possível aproveitar diversos outros tipos de peças, como fraldinha e picanha, que, usualmente, são esquecidos”.

A carne de porco é a fonte de proteína animal mais consumida em todo o mundo. No Brasil, o estado de Minas Gerais é o que mais utiliza esse tipo de carne, que tem como característica o sabor diferenciado e marcante. “É tradicional usarmos leitoa, pernil e o lombo nessa época do ano, mas vale reforçar que é possível aproveitar diversos outros cortes suínos, que são saborosos e fáceis de preparar”, explicou Vinícius.

Atualmente a suinocultura busca atender às novas demandas do mercado. A meta é sempre produzir alimentos saudáveis e diferenciados, de modo a satisfazer as demandas dos consumidores. Diversas pesquisas científicas comprovam que a carne suína produzida atualmente no Brasil possui em média, 50% menos gordura do que a que era consumida há mais de 40 anos. O professor reforça que “hoje em dia a carne suína é uma alternativa barata e saudável e queutilizar a banha de porco, antes vista como vilã, já se tornourecomendação entre alguns profissionais da saúde”.

Segundo o site Suinocultura Industrial,o ano fechará em alta. O aumento das exportações e do consumo no mercado interno, influenciado pelas festas de fim de ano, ajudam os suinocultores. As projeções para a carne suína em 2020 são otimistas:  é previsto alta de 1% a 2,5% na produção, encerrando 2019 com estimativa em mais de quatro milhões de toneladas em cortes suínos.

Texto: Caroline Batista,  jornalista - bolsista Dcom/Fapemig

Imagens: Maik Ferreira - estagiário  Dcom/UFLA

Edição do Vídeo: Rafael de Paiva - estagiário Dcom/UFLA

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

Mais>>

A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA