A renda média do produtor rural do Sul de Minas Gerais, calculada pelo Índice de Preços Recebido- IPR (relativo aos preços recebidos pelos produtos comercializados pelos produtores rurais), apresentou elevação média no ano de 2019 de 21,42% e os insumos para a produção agropecuária, segundo o Índice de Preços Pagos- IPP (relativo aos preços pagos aos insumos para produção), tiveram um aumento médio de 5,59%, de acordo com a pesquisa desenvolvida no Departamento de Gestão Agroindustrial da Universidade Federal de Lavras (DGA/UFLA).

Na composição do IPR a maior elevação positiva foi com relação ao grupo dos grãos, com variação média de 34,50%, sendo que o feijão teve a maior variação, de mais de 80% (no início do ano a saca de 60Kg estava cotada em torno de R$ 136,00, já no final em R$ 255,00). O milho também apresentou aumento de 47%, terminando o ano com o valor médio de R$ 46,50 a saca de 60Kg.

Para o professor Renato Fontes (DGA/UFLA), coordenador da pesquisa, o aumento do preço na saca de feijão deve-se ao desinvestimento da atividade (por conta dos preços menores anteriormente), conjuntamente com uma diminuição dos estoques e o clima que sempre traz especulações mais acentuadas. Já em relação ao milho, o professor considera que a desvalorização do Real frente ao Dólar favoreceu as exportações, o que diminuiu a oferta interna do grão. “A combinação de uma maior demanda e uma menor oferta da commodity milho faz com que os preços busquem um equilíbrio em patamares superiores de valor, fato normal no mercado agropecuário das commodities”, comenta.

A pesquisa mostra que o café também apresentou uma forte recuperação nos seus preços no final do ano de 2019, saindo do valor de R$ 414,00 para cotação média de R$ 540,00 a saca de 60Kg. Essa amplitude de preço é referendada pela expectativa da oferta do café, principalmente da oferta oriunda do Brasil para o abastecimento do mercado internacional.

As carnes também tiveram aumento, uma média de 16,42%. O filé bovino teve uma alta de 28,54% (de R$ 40,60 para R$ 52,00 o Kg). “Essa alta da carne bovina reflete o aumento das exportações brasileiras, puxada por uma maior demanda principalmente da China, além da desvalorização do Real, que tornou a cotação em dólar da carne brasileira competitiva no mercado internacional, o que também impulsionou a exportação das carnes de aves e suínos” comenta o professor.

O professor destaca que de maneira geral a movimentação de preços no setor de produção agropecuária é normal, por ser caracterizado como mercado em concorrência perfeita. Mas, ele salienta que “em regra, as commodities agropecuárias apresentaram preços satisfatórios, principalmente no último trimestre o que pode impactar positivamente no agronegócio do sul de Minas Gerais”.

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



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