9 1 14O aroma inconfundível do café é uma de suas principais características. Mas uma pesquisa pioneira, feita na UFLA, seguiu uma direção distinta: conseguiu produzir cafés com sabores de chocolate, caramelo e de fruta cítrica, utilizando fungos que alteram algumas propriedades da bebida durante a fermentação. Os cafés com sabores exóticos foram desenvolvidos pela professora Rosane Schwan, do Departamento de Biologia (DBI), e pela doutoranda Suzana Evangelista, do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos.

Até a detecção das leveduras responsáveis pelos sabores, foram 15 anos de pesquisa. Nos últimos três anos, houve uma análise de mais de 400 microrganismos existentes nos grãos. Isso revelou três espécies de fungos capazes de influenciar o sabor da bebida, com a produção de substâncias capazes de alterar as propriedades do café. As espécies de fungos foram estudadas e multiplicadas, gerando uma solução com a qual o café deve ser pulverizado durante a secagem. Essa é uma parte importante do processo, de acordo com a professora Rosane, e tem duração de cerca de 15 dias.

Os resultados dessa pesquisa têm sido publicados em periódicos e destacados na imprensa.

Veja abaixo matérias produzidas pela EPTV e pelo portal G1:   [vsw id="4K0NcpIiJ8E" source="youtube" width="425" height="344" autoplay="no"]   http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2014/01/pesquisadores-produzem-cafe-com-diferentes-sabores-em-lavras-mg.html  

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA