Uma pesquisa da Universidade Federal de Lavras (UFLA) analisou o perfil dos fãs da banda Los Hermanos. Foram entrevistadas pessoas com idade entre 25 e 45 anos que, em sua juventude, tiveram contato com a banda, desenvolvendo e mantendo o apreço pela banda até os dias atuais. De acordo com os pesquisadores, o principal impacto que as canções da banda Los Hermanos geram nos fãs é o incentivo à reflexão. Essas pessoas geralmente buscam nessas canções um apoio ao que estão vivenciando, ou às atitudes que tomam em relação a si mesmo e às outras pessoas.

“Um ponto em comum entre a maioria dos entrevistados é a consciência de que, apesar de agirem de forma transparente, nem sempre a imagem que têm de si mesmo é percebida da mesma forma pelas outras pessoas, tornando-os, muitas vezes, incompreendidos pela sociedade. Coincidência ou não, essa incompreensão é apresentada como tema de ‘Cara estranho’, uma das músicas da banda mais citadas pelos entrevistados por sua importância e representatividade”, comenta o pesquisador Andre Luiz Neves, mestre no Programa de Pós-Graduação em Administração, orientado pelo professor Daniel Carvalho Rezende.

A pesquisa identificou que os principais traços de identidade dos fãs são o hermetismo no convívio, a determinação no alcance dos objetivos e a reflexão diante das situações cotidianas, muitas vezes realizada de forma lírica e romantizada. “Por meio das entrevistas, foi possível perceber que os fãs da banda são pessoas com personalidades, em geral, mais tímidas, com uma tendência a refletir sobre os diversos temas da vida, buscando, com isso, o seu desenvolvimento pessoal. Para a maioria deles, o momento que gostam de ouvir as músicas é quando estão sozinhos a pensar na vida, tranquilos ou com algum problema a resolver”, relatam.

Segundo os pesquisadores, a diversidade de temas das letras das músicas, característica apontada em várias entrevistas, acaba gerando certa indecisão na escolha de uma música com a qual o entrevistado mais se identifica. Dentre as mais citadas, estão: “O velho e o moço”, “Cara estranho”, “O vento”, “Conversa de botas batidas”, “Sentimental” e “Sapato Novo”. Além disso, outra característica comum entre os fãs de Los Hermanos é o ecletismo, pois muitos relataram ouvir diversos gêneros de música, fato esse que condiz com a mistura de gêneros e ritmos feita pela banda.

Os pesquisadores também consideram os fãs de Los Hermanos como “fãs maduros”, visto que possuem uma relação menos fixada na persona do artista e mais na obra construída. “Em uma entrevista à rede de televisão Multishow, no programa “Um chope com”, Marcelo Camelo afirma que as pessoas têm uma relação muito tranquila e cordata com a banda, mesmo os fãs mais aficionados que até tatuam a própria pele com letras de músicas e símbolos relacionados à banda. Segundo ele, ‘elas gostam muito da música, a música faz companhia a elas e não necessariamente isso chega até a gente [músicos da banda], é uma relação que as pessoas têm com a música’”.

E, de acordo com a pesquisa, escutar as músicas da banda Los Hermanos ainda continua sendo um hábito para os entrevistados, mesmo após a separação dos integrantes da banda, ou como eles preferem definir: um hiato por tempo indeterminado. “Sendo assim, a banda Los Hermanos ainda suscita a admiração dos fãs, o que reforça as práticas de consumo de produtos e serviços associados ao grupo”, afirmam.

 

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA