Em 2021, oito professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) aparecem na base de dados dos 100 mil cientistas mais influentes do mundo, criada por pesquisadores do Statistics and MetaResearch Innovation Center at Stanford (METRICS), da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Na edição de 2020, a UFLA se destacava com cinco cientistas.

“O número de docentes da UFLA na lista aumentou 60% em relação ao ano passado, com a participação de docentes de áreas novas, como as de Saúde e Engenharias, além das tradicionais áreas ligadas à agricultura. Esse fato reforça a percepção de que a expansão da UFLA nos últimos anos foi realizada mantendo a excelência dos cursos tradicionais da instituição, a força da nossa pós-graduação e nossa sólida vocação para a pesquisa. Temos a expectativa de que nos próximos anos a lista continue incluindo cada vez mais pesquisadores da UFLA, em decorrência da consolidação de novos docentes e da implementação de políticas de multidisciplinaridade e cooperação nacional e internacional”, avalia o pró-reitor de Pesquisa, professor Luciano José Pereira.

A base de dados inclui dois rankings: um avalia o impacto do cientista ao longo de toda sua carreira e o outro, seu impacto no último ano. Ambos classificam sistematicamente todos os cientistas mais citados das diferentes áreas do conhecimento. A metodologia utiliza dados da Plataforma Scopus, com base em seis métricas relacionadas ao número de artigos publicados e às citações de suas pesquisas: citações totais; índice h de Hirsch; índice hm de Schreiber ajustado por coautoria; número de citações de artigos como autor único; número de citações a artigos como autor único ou primeiro autor; e número de citações de artigos como único, primeiro ou último autor.

Na lista de impacto ao longo da carreira, a UFLA é representada pelos professores Daniel Furtado Ferreira (Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - ICET), Rosane Freitas Schwan (Instituto de Ciências Naturais - ICN) e Fatima Maria de Souza Moreira (Escola de Ciências Agrárias de Lavras – Esal).

Além dos três cientistas, a lista de impacto no último ano também inclui os professores Cleiton Antônio Nunes (Escola de Ciências Agrárias de Lavras – Esal), Gustavo Henrique Denzin Tonoli (Escola de Ciências Agrárias de Lavras – Esal), Luciano José Pereira (Faculdade de Ciências da Saúde - FCS), Paulo S. Pompeu (Instituto de Ciências Naturais – ICN) e Roberto Alves Braga (Escola de Engenharia-EENG).

 


Saiba mais sobre a construção da base de dados

Confira a atualização da base de dados em 2021

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

Mais>>

A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA