No Ranking Mundial de Cientistas e Universidades 2022 do AD Scientific Index, 11 pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) aparecem entre os 100 mil mais produtivos e influentes do mundo. A classificação é a única que se baseia em coeficientes de produtividade total e dos últimos cinco anos.
Os pesquisadores da UFLA classificados entre os “top 100 mil” são de diferentes áreas do conhecimento: Agricultura e Floresta; Engenharia e Tecnologia; Medicina e Ciências da Saúde; Ciências Naturais, entre outras.
O ranking também permite consultar a classificação dos cientistas em disciplinas e ramos acadêmicos, universidades, países, regiões e no mundo. Na versão de 2022, a classificação inclui 213 pesquisadores da UFLA.
Segundo o pró-reitor de Pesquisa da UFLA, professor Luciano José Pereira, “a UFLA mais uma vez apresentou desempenho de destaque na atualização do ranking AD, incluindo pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. Tal fato reforça o reconhecimento dos servidores da UFLA tanto em áreas consolidadas, como Ciências Agrárias e Ciências Naturais, quanto em áreas emergentes e mais recentes na história da Instituição, como Medicina e Engenharias. Trata-se de um importante indicador, para a sociedade, da relevância das pesquisas realizadas na UFLA no cenário internacional”.
O índice AD foi desenvolvido pelos professores Murat Alper e Cihan Döger, usando os valores totais e dos últimos cinco anos dos índices i10, índice h e pontuações de citação em Google Scholar.