O tema da redação do Enem 2017, “Desafios para a educação de surdos no Brasil”, levantou vários debates sobre o assunto e sobre a inserção das pessoas surdas nas escolas. Além disso, este foi o primeiro ano que a prova foi ofertada em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para aqueles que solicitaram. Porém, antes mesmo que o assunto conquistasse espaço na mídia, na Universidade Federal de Lavras (UFLA) já existiam projetos e pesquisas em andamento que buscam identificar, analisar e propor soluções para que diminua o distanciamento entre os surdos e a comunidade em geral.

O Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação de Surdos (Gepes) opera desde 2015 com estudantes de diferentes cursos de graduação. No início dos trabalhos, a equipe mapeou a educação de surdos em Lavras durante um ano. O objetivo era conhecer como a educação estava sendo desenvolvida na comunidade. Encerrada a pesquisa, o trabalho deu origem a uma parceria entre UFLA e escolas municipais e estaduais do município, nas quais o Gepes acompanha o processo de aprendizagem dos surdos nas escolas.

Há também o projeto de extensão “UFLA Acessível em Libras”, que oferece cursos dessa língua para os servidores da Instituição.

Atualmente, o projeto de pesquisa em andamento “Estado da Arte da Educação de Surdos” busca identificar o que tem sido pesquisado sobre o assunto em teses e dissertações. Para a coordenadora do Gepes, professora Érica Tavares (DED), “as pessoas têm percebido que há uma necessidade de investimento na formação de professores para a educação de surdos”.

Diante dessa necessidade, a UFLA foi uma das 12 instituições escolhidas pelo Instituto Nacional de Educação para Surdos para oferecer, a partir de 2018, o curso de graduação em Pedagogia Bilíngue Libras/Português. O curso será oferecido a distância e disponibilizará 15 vagas para estudantes surdos e 15 vagas para ouvintes. Toda a seleção será feita por meio do site do Instituto Nacional de educação de Surdos- INES . Haverá um “mini Sisu” apenas para o Pedagogia Bilíngue, com a possibilidade de usar as três últimas notas do Enem, além do candidato/a poder escolher o polo que deseja.

As atividades do Gepes são abertas a todos que quiserem contribuir. Para mais informações, ligue (35) 3829-4633 ou envie um e-mail para erica.tavares@ded.ufla.br.

Saiba mais:

Panmela Oliveira – comunicadora e bolsista Dcom/Fapemig

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

Mais>>

A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA