A história da centenária instituição ESAL/UFLA foi tema da tese de Doutorado do professor Ângelo Constâncio Rodrigues, do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (DED/UFLA), defendida no final de agosto no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Com o título “Escola Superior de Agricultura de Lavras/ESAL e a Universidade Federal de Lavras/UFLA – a trajetória de uma transformação”, o professor apresentou os detalhes dos mais de 100 anos de trajetória da Instituição, desde a sua criação, em 1908, pelo professor Dr. Samuel Gammom até sua consolidação como uma das melhores universidades do País.
O objetivo do estudo foi analisar como ocorreram as transformações institucionais de uma “escola superior” – voltada apenas para a formação de agrônomos – em uma “universidade”, com cursos em diversas áreas do conhecimento. Tal análise foi feita a partir dos aspectos administrativo-burocráticos e também da observação social que acompanhou todo o processo de evolução.
No desenvolvimento da pesquisa, foram utilizados vários aspectos literários e documentais, que revelaram detalhes das grandes mudanças na história da Instituição, em especial a federalização e transformação em Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), em 1963 e, em 1994, a transformação em Universidade. A partir dessas análises, foi possível conhecer desde os debates internos sobre qual seria o modelo de universidade adotado até o contexto político nacional, com as decisões políticas e sociais que marcaram o Brasil na década de 1990.
De acordo com o professor Ângelo, a pesquisa foi de suma importância para toda a comunidade acadêmica nacional e internacional, uma vez que foi possível ilustrar o processo de ampliação das universidades nacionais, fato que a história da UFLA tão bem demonstra, já que se tornou uma instituição no ápice das discussões sobre o ensino superior no Brasil.
A pesquisa também permitiu um resgate de arquivos históricos interioranos que permitiram dar uma nova visão ao contexto político social da região de Lavras e do Brasil do século XX, além de divulgar para a comunidade acadêmica um pouco mais da história da UFLA, que vem sempre se posicionando entre as melhores Instituições de Educação Superior do País.