Uma equipe do curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) está trabalhando em um projeto que, no futuro, poderá ajudar professores do ensino médio durante a abordagem de matérias como Física e Matemática. Conteúdos como lançamento oblíquo, leis de Newton, atrito e força ficarão mais atrativos para os alunos com a utilização de robôs montados a partir de kits didáticos, que permitem experimentos práticos envolvendo essas temáticas.

A fase inicial do projeto é de estudos e pesquisas, com duração de um ano. De acordo com o professor do Departamento de Engenharia (DEG) e coordenador das atividades, Leonardo Silveira Paiva, após essa primeira etapa, que já deve ser concluída em agosto, os trabalhos deverão ser transformados em atividade de extensão, levando os conhecimentos produzidos às escolas do município.

Atualmente, quatro bolsistas selecionados pelo Programa de Bolsa Institucional de Ensino e Aprendizagem, na submodalidade Ensino/Apoio à Produção de Material Didático (Promad), sob a orientação do professor Leonardo, fazem o levantamento teórico e prático para documentar a montagem das estruturas dos diferentes robôs, sua programação e os experimentos realizados. Esse material transforma-se no “tutorial”, que será posteriormente apresentado aos professores do ensino médio, para análise e adaptação da linguagem. Gabriel Cambraia Soares, Gustavo Picoli Berteli, NorioHatasa Júnior e Thomás de Abreu Fortuoso Gouvêa são os alunos de graduação envolvidos no projeto.

Este não é o primeiro projeto desenvolvido na UFLA envolvendo a plataforma Lego Mindstorms e estudantes do ensino básico. Um projeto de extensão coordenado pelo professor Ricardo Rodrigues Magalhães utiliza o mesmo material para orientar alunos de escolas do município na construção de robôs para participação em olimpíadas de robótica. “A diferença, no caso desta pesquisa, é que os kits estão sendo programados para reproduzir experimentos específicos, ligados a conteúdos didáticos, com a finalidade de apoiar o desenvolvimento das aulas”, esclarece o professor Leonardo.

Futuro

Quando o tutorial dos robôs montados a partir do projeto estiver concluído, a intenção é deixar o conteúdo à disposição dos professores das escolas de Lavras. No caso das instituições que não puderem adquirir seus próprios kits para utilização, haverá a opção de agendar oficinas, para que os estudantes da UFLA levem os robôs até o local e façam a demonstração prática das experiências durante as aulas.

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA