A expansão do câmpus universitário é visível, seja em relação à comunidade acadêmica ou às edificações. Mas, algo que se destaca em meio a essa ampliação é o cuidado em preservar o meio ambiente. Mapeamento realizado do uso da terra do câmpus da Universidade Federal de Lavras (UFLA) aponta que, em meio ao crescimento e expansão de áreas urbanizadas, é notório o aumento da vegetação natural na Instituição.

Para esse levantamento, a coordenadora do estudo, professora Elizabeth Ferreira, do Departamento de Engenharia Agrícola (DEA/ESCOLAENG/UFLA), mapeou vários tipos de uso e cobertura  existentes no câmpus, que no final foram agrupados em cinco classes: áreas urbanizadas, áreas de vegetação natural, áreas agrícolas,  água e outros usos.

“O mapa de 2020 foi feito a partir de imagens do satélite SuperView, utilizando técnicas de sensoriamento remoto, que incluem vários procedimentos até chegar à fase de interpretação das imagens. Nessa fase, as áreas são identificadas, digitalizadas, associadas às classes de uso pré-estabelecidas e medidas. A metodologia adotada na construção dos mapas de uso seguiu as normas técnicas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)”, explica Elizabeth.

A professora Elizabeth realiza estudos de mapeamento do câmpus desde 2009, ano em que foi feito um levantamento do uso atual da terra, a partir de imagens do satélite QuickBird. Dessa maneira, ao comparar o mapeamento do câmpus no ano de 2020 com o ano de 2009, percebe-se que as áreas de vegetação natural aumentaram, áreas essas que foram recuperadas e outras reflorestadas. "As áreas de vegetação natural incluem: floresta, mata ciliar, cerrado, capoeira, brejo, áreas de preservação permanente, mato e reflorestamento. Comparativamente, nos estudos feitos em 2020 e 2009, aumentaram as áreas de vegetação natural e as urbanizadas, já as áreas de cultivo agrícola sofreram uma diminuição", ressalta.

A professora Elizabeth comenta ainda sobre levantamentos anteriores, em que foram utilizadas fotografias aéreas. "Com estudos feitos usando as fotos aéreas de 1964, 1971, 1979, 1985 e agregando aos estudos dos anos de 2009 e 2020, em que foram usadas as imagens de satélite, a conclusão geral foi que o percentual das áreas de vegetação natural aumentou. Nesse período houve um aumento na classe água, em virtude da construção das represas, sendo que a primeira represa apareceu na foto de 1971. Houve também aumento nas áreas urbanizadas, sendo que a maior urbanização ocorreu a partir de 2009,  consequência da expansão da UFLA  e do maior número de pessoas que passaram a utilizar o câmpus”.

Esses mapeamentos de uso e cobertura da terra são muito utilizados para planejamentos urbano e rural. “Esse levantamento é importante para que a diretoria executiva da UFLA possa tomar decisões de maneira mais eficiente de quais serão os futuros usos das áreas do câmpus”.

Estudo em números

A área do câmpus da UFLA mapeada foi de 476 hectares. Para fazer os levantamentos nos anos estudados (1964 a 2020), a pesquisadora utilizou cinco classes de uso da terra: áreas urbanizadas, áreas de vegetação natural, áreas agrícolas, água e outros usos.

Resultados (em percentagem) para cada ano:

CLASSES DE USO DA TERRA

ANOS ESTUDADOS

1. Áreas Urbanizadas

2. Áreas de Vegetação Natural

3. Áreas Agrícolas

4. Água

5. Outros Usos

Assista ao vídeo e saiba mais:

Apuração e redação: Greicielle Santos

Roteiro: Samara Avelar