Felipe Malvezzi com os professores Dany Flavio Tonelli, Andre Zambalde, Daniel Carvalho de Rezende e Gustavo Quiroga Souki (UNA)

As formas de tornar as patentes de universidades brasileiras em inovação percebida pela sociedade têm sido discutidas tanto pela academia, quanto pelos órgãos financiadores, visando a gerar, além de conhecimento, benefícios sociais e econômicos para a universidade e para a sociedade em geral. Neste sentido, foi defendida nessa segunda-feira (15), dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Administração (DAE), que abordou as estratégias e práticas de marketing desenvolvidas por universidades brasileiras para a promoção e comercialização de registros de patentes, visando à inovação.

A dissertação foi defendida pelo estudante Felipe Malvezzi, membro do Grupo de Estudos em Marketing e Comportamento do Consumidor – Gecom/UFLA, sob a orientação do professor André Luiz Zambalde e coorientação do professor Daniel Carvalho de Rezende.

A investigação teve como pressuposto a utilização das estratégias de marketing como aspecto necessário e fundamental para o sucesso da transferência de patentes, quando se vislumbra a inovação tecnológica. Por meio da pesquisa, foram identificadas diferentes estratégias e chegou-se a conclusão de que as universidades precisam reconhecer a necessidade de se administrar os diferentes tipos de inovação de forma diferente.

Além disso, as universidades devem focar as estratégias na pesquisa orientada para a inovação, ou seja, estratégias que busquem transformar a pesquisa básica e aplicada, preferencialmente, em inovação radical, contribuindo, assim, para o desenvolvimento científico e tecnológico do País.

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA