Duas pesquisas desenvolvidas por cientistas da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foram premiadas no XXII Seminário em Administração - SemeAd 2019, realizado entre os dias 6 e 8/11 na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

O professor do Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA) Dany Flávio Tonelli recebeu o prêmio de melhor artigo da área de Gestão e Inovação com o trabalho “Public Innovation in Post-Transition Countries: experiences from Brazil and Romania”, desenvolvido em parceria com os pesquisadores Malina Voicu, do Instituto de Qualidade de Vida da Romênia, e Marian Zulean, professor do Instituto de Pesquisa da Universidade de Bucareste. No artigo, foram discutidos e problematizados aspectos da história política passada que influenciam as capacidades de inovação governamentais. “Contextualizamos períodos anteriores para explicar programas de transporte escolar em zonas remotas. No Brasil, por exemplo, foi estudado o Programa Caminhos da Escola, que oferece aos municípios a possibilidade de compra do ônibus escolar rural. Já na Romênia, há um programa parecido, mas que não chegou a desenvolver um veículo exclusivo com esse mesmo objetivo”, explicou Dany.

Outro trabalho premiado foi o do doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFLA), Rodrigo Marçal Gandia, na categoria de melhor projeto de tese do Consórcio Doutoral. O projeto de tese “Innovation in Business Ecosystem Models: Mobility As A Service, Autonomous Vehicles and the Future Of Urban Mobility” foi desenvolvido em uma cotutela da UFLA e da Université Paris-Saclay, na França, sob coordenação dos pesquisadores Joel Yutaka Sugano (PPGA/UFLA) e Isabelle Nicolai, do Laboratoire Gènie Industriel/Central e Supelèc. A pesquisa busca analisar o conceito da Mobilidade como um Serviço (MaaS) e sua implementação e aceitação no futuro da mobilidade urbana. “A ideia é de buscar compreender o comportamento do consumidor brasileiro, de modo a ‘tropicalizar’ conceitos e tecnologias internacionais que irão impactar nos rumos da mobilidade urbana no Brasil”, destacou o doutorando.

Além do reconhecimento pelos trabalhos, cada pesquisador vencedor ganhou um prêmio no valor de mil reais. A UFLA foi também a 4ª Instituição com maior número de aprovações no evento, que bateu recordes de inscrições: foram 38 trabalhos aprovados, num âmbito de 1200 pessoas inscritas.

Texto: Raphaela Mendonça Leite - Estagiária DCOM/UFLA 

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

Mais>>

A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA