“Você tem 1 minuto? ” É com essa pergunta que as ações do projeto “Minuto da Saúde” convidam quem passa perto da tenda dos estudantes do curso de Medicina da UFLA a se atentar, por um intervalo curto de tempo, sobre diversos assuntos da saúde. Realizada durante a manhã e a tarde desta quarta-feira (14/11), no Centro de Convivência da Universidade, os integrantes da Liga Acadêmica de Neurologia, Neurocirurgia e Neurociências (Neuro), em parceria com o Minuto da Saúde, dedicaram-se a compartilhar com a comunidade acadêmica informações sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Durante a abordagem, as pessoas puderam conhecer os fatores de risco que levam ao AVC, saber como identificar precocemente os sinais que uma pessoa apresenta ao ter a doença cerebral, levar consigo cartilhas sobre o tema e esclarecer dúvidas sobre outros assuntos relacionados. Além disso, os estudantes fizeram aferição de pressão dos interessados.

De acordo com a presidente da Liga Neuro, Antônia Amanda, estudante do 6º período do curso de Medicina, é a primeira vez que o grupo faz essa ação, mas já pretende levá-la para a Praça Dr. Augusto Silva, no centro de Lavras, para atender à comunidade externa.  “As pessoas que passam na tenda precisam saber o que é necessário ser feito quando ocorre um AVC e repassar o aprendizado para amigos e família, para que outras pessoas possam ajudar quando alguém estiver passando por isso. Quando se trata desse acidente, o caso é de urgência, pois quanto maior o tempo de espera de atendimento, maior será a perda do cérebro.”. Outro objetivo, segundo Antônia, é cadastrar a Liga na ONG “Rede Brasil AVC”, centro que coordena todas as ações de prevenção ao AVC no Brasil e integrar a UFLA ao cenário nacional. A ação integra o Dia Mundial do AVC, celebrado em 29 de outubro.

Sobre a Liga Neuro

Com uma equipe de dezenove estudantes, a Liga Neuro foi fundada no segundo semestre letivo de 2019 e é coordenada pela professora do Departamento de Saúde (DSA/UFLA) Francesca Maria Mesquita e co-orientada pelo médico neuropediatra Natanael Lourenço Mota.

Saiba identificar um AVC

Para reconhecer precocemente os sinais da doença cerebral, a presidente da Liga orienta a utilização de um “guia” que se chama SAMU: S de Sorria, A de Abrace, M de Música e U de Urgência. Por isso, preste atenção:

  • Peça para pessoa sorrir. Se o sorriso sair torto ou se a boca entortar para um dos lados é um indicativo de AVC;
  • Peça para levantar os braços. Se a pessoa tiver dificuldade para levantar um dos braços, ou após levantar um deles e cair, pode ser um AVC;
  • Peça para repetir uma frase ou mensagem, como uma música, por exemplo. Se não compreender ou não conseguir repetir, pode ser AVC;
  • Identificou algum dos sintomas? Chame imediatamente o SAMU – 192.

Reportagem: Alberto Moura, bolsista UFLA/Fapemig

Fotos: Ana Carolina Rocha, estagiária

minutosaude1minutosaude2minutosaude4

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

Mais>>

A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA