Como parte das ações desenvolvidas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) para conter a pandemia do novo coronavírus, responsável pela Covid-19, professores de diferentes departamentos, estudantes, pessoas da sociedade que possuem impressora 3D e o Centro Universitário de Lavras (Unilavras) se uniram em uma rede de solidariedade para produzir máscaras de proteção individual em acrílico, do tipo “face shield”, que serão doadas para profissionais da saúde que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em atuação direta com pacientes com sintomas relacionados à doença em Lavras.

A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Lavras e de empresas privadas, que forneceram as placas de acrílico para compor o modelo desenvolvido pela UFLA. Trata-se de uma força tarefa organizada pelo Gabinete da Reitoria da UFLA e que envolve os departamentos de Ciências Exatas (DEX), Física (DFI), Saúde (DSA) e Engenharia (ABI), mobilizando os cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Civil. A estimativa é de que 500 máscaras sejam doadas ainda esta semana.

De acordo com o professor Sandro Pereira da Silva, do curso de Engenharia Mecânica, o projeto atende às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para modelos de máscaras que são utilizadas em países como a China e a Itália. “De forma colaborativa, fizemos simples adaptações ao projeto da OMS, pois a espessura das placas utilizadas no exterior era diferente da que possuíamos na Universidade; então tivemos que fazer uma adequação e desenvolvemos um processo para validar o conceito aqui no Brasil”, explica o pesquisador.

Trabalhando noite e dia, a rede colaborativa de envolvidos no projeto fabrica as máscaras, para atender às necessidades dos profissionais de saúde. O processo mascara 01começa com a confecção dos suportes de fixação das máscaras que são impressos em impressoras 3D, em um material termoplástico conhecido como PLA. Cada conjunto de máscara gasta cerca de 15 metros de filamento e demora cerca de três horas para ser impresso.
Em outro equipamento, as placas de acrílico de 0,75 milímetros que serão usadas para as viseiras são cortadas a laser, em um procedimento simples e rápido, feito por meio de um comando de número computadorizado (CNC). Para os professores, fica a satisfação de contribuir em um momento crítico em nossa sociedade. “Essa é uma forma de utilizar recursos públicos para ajudar toda sociedade no combate a essa pandemia que estamos vivendo”, diz o professor Jefferson Esquina Tsuchida, do Departamento de Física (DFI).

Máscara Face Shield

O modelo de máscara Face Shield é reutilizável e ajustável, sendo considerado um equipamento de proteção individual extremamente seguro e que evita o contato com gotículas, salivas e fluídos nasais que possam atingir o rosto, o nariz, a boca e os olhos. É recomendável em situações críticas de contágio envolvendo vírus e bactérias. A máscara é recomendada para profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros e outros profissionais que trabalham em hospitais, clínicas e unidades de saúde em contato direto para com possíveis infectados.

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

Mais>>

A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA