A Universidade Federal de Lavras (UFLA) permanece trabalhando em ações que possam contribuir, de forma significativa, com o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Buscando meios de auxiliar os profissionais de saúde que atuam com pacientes contaminados e que necessitam do auxílio do respirador, professores dos departamentos de Engenharia e de Automação (DEG / DAT), e de Ciências da Saúde (DSA), desenvolveram em laboratório, a partir de projeto multidisciplinar, um dispositivo que atua como respirador mecânico automatizado e promove a ventilação artificial, podendo ser utilizado nos postos avançados de saúde – Hospitais de Campanha – onde geralmente não há toda a infraestrutura necessária.

A professora do curso de Engenharia Mecânica e coordenadora do projeto, Joelma Rezende Durão Pereira, explica que o protótipo é um dispositivo projetado no software TopSolid, cuja licença foi fornecida pela empresa Missler do Brasil, em parceria com a Automatron, que cedeu o atuador e as válvulas. “O processo mais rápido seria usinar, mas estamos aplicando nova tecnologia. A partir da concepção o dispositivo foi produzido em impressora 3D sob o conceito de manufatura enxuta, ou seja, para montar não é necessário nenhum tipo de ferramenta, apenas encaixe no padrão lego”, disse.

O Ambu se enquadra em um equipamento de suporte ventilatório transitório até o acoplamento de um ventilador (respirador mecânico). Esse tipo de instrumento ainda é muito utilizado e depende da compressão manual realizada pelos profissionais de saúde, mas se for utilizado por um tempo prolongado, o equipamento perde a qualidade da ventilação e pode levar a uma fadiga muscular de quem o opera. “Uma vantagem do dispositivo desenvolvido é a padronização da frequência ventilatória e o mesmo volume de oxigênio que é ofertado ao paciente. Outro aspecto importante é a disponibilidade do profissional da saúde, que poderá atender a outras demandas. Este tipo de equipamento não tem a intenção de substituir um respirador, mas ofertar um suporte ventilatório automatizado transitório, que em casos extremos, em transporte de pacientes ou situações de campanha, pode ser de grande valia” informa professor do DSA Ernesto Lippi.

O processo de desenvolvimento do mecanismo de acionamento do equipamento de suporte ventilatório passou por estudo de viabilidade técnica e econômica e, depois de concluído, chegou-se a solução proposta, que versou pela simplicidade e baixo custo.

Os pulsos do respirador mecânico serão controlados por um temporizador, que estabelece ritmo de 14 a 20 vezes por minuto, dependendo da necessidade do paciente. Os médicos poderão acompanhar o bom funcionamento do equipamento através do sinalizador de cores. “A luz verde indica que o sistema está funcionando em perfeitas condições e que o paciente está recebendo de forma correta a oxigenação; amarelo mostra que o equipamento está energizado, mas parado por decisão do profissional de saúde, que estará operando, e o vermelho será acionado caso o sistema indique alguma falha. Esse tipo de sinalização vai auxiliar de forma visual e ampla o acompanhamento do paciente por médicos e enfermeiros”, explicou o professor de Engenharia de Controle e Automação Fábio Domingues.

De acordo com o professor Sandro Pereira da Silva, do Departamento de Engenharia, o projeto está em fase final de validação, com um custo total que gira em torno de R$2.000,00 por equipamento, ainda podendo ser reduzido quando produzido em larga escala. “Assim que concluirmos e passarmos pelo Comitê de Ética, será possível propor parcerias com a Prefeitura Municipal, com empresas que queiram produzir o sistema em maior quantidade e demais instituições que se interessem, como por exemplo, os hospitais de Lavras e região”.

A equipe envolvida no projeto é composta pelos pesquisadores: Joelma Rezende Durão Pereira (coordenadora do projeto); pelos professores do DEG Henrique Leandro Silveira, Sandro Pereira da Silva e Fábio Domingues; pelo professor do DSA Ernesto Lippi e pelo técnico de controle e automação Alexandre Luiz da Silva.

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA