Já está disponível on-line a 9ª edição da revista de jornalismo científico Ciência em Prosa. A matéria de capa traz em destaque um símbolo nacional: o café. Visto a partir de perspectivas científicas inéditas, o pé de café é a base de pesquisas realizadas na Universidade Federal de Lavras (UFLA) que utilizam folhas, grãos considerados defeituosos e até resíduos como a casca para inovar não só na qualidade da bebida, mas também na criação de novos e diversificados produtos, como cosméticos, materiais de construção civil e até medicamentos.

A ciência presente no dia a dia também está nas páginas da edição em reportagens que abordam assuntos como a relação entre transtornos alimentares, smartphones e saúde mental; a importância do voto para a melhoria social; a conscientização para o correto descarte de materiais recicláveis; curiosidades sobre os carros elétricos, entre outros.

Mokup Revista CP9INa seção infantil, há vários conteúdos para os momentos de lazer com os pequenos. Para ler junto com as crianças, há estórias sobre as pré-históricas preguiças-gigantes, o material que poderia ser usado para produzir o martelo do super-herói Thor se ele estivesse na Terra e os cuidados necessários para ter um hamster como bichinho de estimação. Também dá para colocar a mão na massa, como o experimento para a extração do DNA do morango e a simulação de uma feira para incentivar a alimentação saudável.

 

A distribuição da versão impressa da revista ocorrerá após a impressão gráfica. A Revista Ciência em Prosa é atualmente produzida com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

 

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA