Uma pesquisa da Universidade Federal de Lavras (UFLA) sobre o perfil dos consumidores de vinhos em Minas Gerais foi exibida na Rede Mais nessa terça-feira (24/4). O estudo, coordenado pelo professor Luiz Henrique de Barros Vilas Boas, do Departamento de Administração e Economia, é realizado pelo mestrando Álvaro Leonel de Oliveira Castro.

Foram realizadas entrevistas com consumidores de vinhos de ambos os sexos, das cidades de Lavras, Varginha, Uberlândia e Belo Horizonte, sendo a maioria com idade entre 38 a 47 anos, renda acima de dez salários mínimos e que participavam de clubes do vinho, confrarias, degustações, ou seja, pessoas com um hábito de consumo frequente e com conhecimento ampliado sobre o produto. 

Os consumidores relataram adquirir o vinho para ocasiões especiais, como uma confraternização, um jantar e, até mesmo, para presentear alguém. De acordo com os pesquisadores, o estudo mostrou que o vinho tem potencial para satisfazer necessidades psicológicas, como por exemplos as interações sociais e a liberdade de pensamento, bem como valores que estimulam a busca por novas conquistas pessoais, que motivam novas experiências de consumo. “O vinho traz uma satisfação para o consumo; a bebida tem o valor simbólico de uma conquista. Além disso, ele reúne pessoas, amigos e familiares, e traz a sensação de liberdade para cultivar pensamentos, e até de estímulo que vem com a surpresa de sentir gostos diferentes naquela bebida. ”

Entre os aspectos mais relevantes da pesquisa está o consumo por aspectos familiares. “Para algumas pessoas, o vinho tem uma representação tão forte na família que há consumidores que compram um determinado vinho pensando na data de nascimento do filho e falam que só degustarão aquela bebida quando o filho se formar. Isso vira um motivador para uma comemoração futura ”.

Outro ponto enfatizado nas respostas foi o conhecimento, conforme diz o mestrando: “o vinho faz com que as pessoas possam estudar e conhecer mais sobre ele, a sua história, tradição, como foi produzido. O conhecimento do consumidor também gera uma relação social, sendo um de muitos fatores que caracterizam perfis de consumo diferentes”. Álvaro ainda explica que o vinho é uma bebida de sensações: “quando as pessoas vão comprar a bebida, elas não olham só o rótulo; elas buscam na verdade satisfazer uma necessidade psicológica ou de valores humanos, que é essa questão de se sentir realizado, ter o prazer de degustar, estar na companhia de pessoas, celebrar a vida com alegria, sentir-se melhor consigo mesmo, conviver em sociedade”, conclui.

Matéria exibida na Rede Mais

Texto da pesquisa: Karina Mascarenhas, bolsista Dcom/Fapemig.

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



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