A busca por soluções para a segurança no trânsito inclui pesquisas voltadas à mobilidade sustentável, veículos autônomos e conectados, tanto no cenário internacional como nacional. Um carro inteligente, capaz de percorrer uma rota pré-definida sem a contínua supervisão do condutor, pode representar a diminução da maior parte dos acidentes de trânsito e ser uma opção segura para o transporte coletivo, por exemplo.  Pautados nos significativos avanços promovidos por grupos de pesquisa internacionais nessa área, o Laboratório de Mobilidade Terrestre da Universidade Federal de Lavras (LMT/UFLA) e o Laboratório de Mobilidade Autônoma da Universidade Estadual de Campinas (LMA/Unicamp) estão intensificando as colaborações em prol do avanço do conhecimento científico e tecnológico também no Brasil.

Na semana passada, o professor visitante na UFLA Giovani Bernardes Vitor (Bolsista Jovem Talento BJT – Capes), que desenvolve suas atividades no Departamento de Engenharia da UFLA (DEG), esteve na Unicamp, participou de reuniões e contribuiu para os avanços na pesquisa com a plataforma veicular robótica VILMA (Veículo Inteligente do Laboratório de Mobilidade Autônoma).  Como resultado da colaboração, pela primeira vez o veículo VILMA realizou ensaios dentro do câmpus da Unicamp, chegando a atingir a velocidade de 60km/h em modo autônomo, utilizando um sistema de controle baseado no sensor. Vale observar que sensores de baixo custo foram utilizados. “Isso demonstra a real contribuição dos grupos de pesquisa em prol de um objetivo único – a segurança no trânsito e o desenvolvimento nacional”, explica o professor Giovani.

Próximos passos:

Nas reuniões realizadas, foram discutidos meios de intensificar as colaborações. Um projeto de mestrado com o tema “Planejamento de caminhos em tempo real para veículos autônomos”, será desenvolvido sob a orientação do professor Janito Vaqueiro Ferreira (FEM/Unicamp) e coorientação do professor Giovani Bernardes Vitor. Além disso, foi discutida também a realização de um workshop em veículos inteligentes, evento que será sediado pela UFLA, vislumbrando a possibilidade de demonstrações do VILMA no câmpus da Universidade.

Laboratório de Mobilidade Autônoma (LMA) da Unicamp:

O LMA iniciou suas atividades em meados de 2007 sob a direção do professor Douglas Eduardo Zampieri (FEM/UNICAMP) e colaboração direta do professor Arthur de Miranda Neto (DEG/UFLA), quando ainda era doutorando e oficial do Exército Brasileiro. Um projeto aprovado permitiu estabelecer a base do LMA com um aporte de recursos de R$ 500 mil  do Ministério da Defesa e da Capes. Em 2009, professor Janito Vaqueiro Ferreira (FEM/UNICAMP) assumiu o LMA, trazendo significativas contribuições para o que hoje o laboratório representa: conseguiu com a Fiat um veículo (que foi automatizado na própria FEM/Unicamp) e estruturou espaço de 60m2   com recursos de seus projetos. Ainda com a participação do professor Arthur, enquanto pesquisador colaborador na FEM/Unicamp, outros três projetos Capes foram submetidos e aprovados no contexto do LMA/Unicamp, permitindo a aquisição de material e manutenção de bolsas no exterior.

Acompanhe a entrevista concedida pelo professor Arthur à TVU. Clique na imagem e assista ao vídeo.

Laboratório de Mobilidade Terrestre (LMT) da UFLA:

LMT faz parte de um amplo projeto proposto pelo professor Arthur de Miranda Neto, do curso de Engenharia de Controle e Automação (DEG/UFLA), elaborado em parceria com o Instituto Vedecom (Véhicule Décarboné Communicant et sa Mobilité) , da França. No Brasil, o projeto conta com a colaboração de membros do Laboratório de Robótica Móvel (LRM) da Universidade de São Paulo (USP – São Carlos), além do próprio LMA/Unicamp.

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA