O solo e as plantas transferem água para o meio ambiente por evaporação e transpiração; esses dois processos, em conjunto, são denominados evapotranspiração. Estimar a quantidade de água perdida por evapotranspiração é importante para, entre outros fins, mensurar o volume de água necessário para a irrigação. Na agricultura irrigada, a estimativa da evapotranspiração auxilia na racionalização do uso de água, fertilizantes e energia.

Porém, o cálculo manual da evapotranspiração envolve muitas variáveis, tornando o processo complexo e trabalhoso; pensando nisso, uma equipe da UFLA (composta por dois graduandos e dois professores) desenvolveu o EvapoWeb, aplicativo que estima a Evapotranspiração de referência (ETo) por meio de dados meteorológicos da região de interesse.

Agricultores, técnicos, pesquisadores e estudantes podem se beneficiar com essa ferramenta, acessível no endereço evapotranspiracao.com.br. Nesse site, o usuário deve optar por um dos métodos de cálculo e fornecer dados meteorológicos básicos (obtidos de estações meteorológicas automáticas ou não). A evapotranspiração leva em conta elementos meteorológicos como: a temperatura e umidade relativa do ar, radiação solar, velocidade do vento, pressão atmosférica e evaporação do tanque Classe A. Existem diferentes métodos para estimá-la e o aplicativo desenvolvido é capaz de realizar cálculos em seis métodos: Penman-Monteith (método padrão FAO); Makkink; Linacre; Jensen & Haise; Hargreaves & Samani e Tanque Classe A.

A evapotranspiração de referência (ETo), que o aplicativo estima, deve ser, depois, multiplicada pelo coeficiente de cultura (Kc) – que depende da espécie cultivada e da fase de desenvolvimento em que esta se encontra, para obter a evapotranspiração da cultura (ETc).

“O aplicativo desenvolvido simplifica todo o processo, pois evita dispendiosos cálculos manuais e substitui equipamentos caros de medições, como por exemplo, o lisímetro de pesagem. Aplicativos de cálculo da evapotranspiração já existem, porém, o EvapoWeb se diferencia desses porque é gratuito e não exige a instalação de qualquer arquivo executável no seu computador”, aponta o professor Geraldo Magela Pereira, do Departamento de Engenharia (DEG) da UFLA.

Outra questão associada a isso é que o aplicativo não se restringe a uma plataforma específica: “Como está ambientado na Web, o aplicativo pode ser acessado e utilizado em qualquer navegador, sem necessidade de download”, explica o estudante Augusto Soares Pereira, graduando em Sistemas de Informação. “Assim, é possível utilizá-lo tanto em computadores (desktops ou notebooks) quanto em dispositivos móveis (tablets e smartphones)”.

Programa de Iniciação Científica Voluntária – PIVIC-UFLA

O aplicativo foi desenvolvido durante a participação dos discentes Thaís Oliveira Ribeiro (Engenharia Ambiental e Sanitária) e Augusto Soares Pereira (Sistemas de Informação) no Programa de Iniciação Científica Voluntária da UFLA (PIVIC). Eles apresentaram o EvapoWeb no Congresso de Iniciação Científica da UFLA (CIUFLA) de 2015. Também compõe a equipe criadora o professor Luiz Gonsaga de Carvalho (DEG). O Aplicativo ainda está em sua 1ª versão, e em breve, deverá receber melhorias na sua funcionalidade, bem como um menu de ajuda e outras informações de interesse ao usuário.

Acesse o EvapoWeb aqui.

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA