O professor Arthur de Miranda Neto do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (DEG/UFLA) iniciou neste mês suas atividades em um dos mais prestigiosos centros de pesquisas do mundo na área de transporte, o Instituto de Estudos de Transportes (ITS) da Universidade da Califórnia, Berkeley.

O projeto contempla o estudo de um novo padrão de registro de dados, caixa-preta, aplicado para sistemas inteligentes, mais especificamente para uso em veículos autônomos (automated driving systems). O trabalho é diretamente supervisionado pelo diretor do ITS na U. C. Berkeley, professor Alexandre Bayen. Arthur foi contemplado com o prêmio Fulbright Faculty Member Award, o que permitirá ao professor permanecer nos Estados Unidos pelos próximos meses.

“No meu aniversário de 3 anos de UFLA tive a felicidade de ser contemplado com este prêmio. Isso é fruto, primeiramente da fé, e depois de muito trabalho. Aliado com a fé, gosto de dizer que o fato de ter sido por quase oito anos oficial do Exército Brasileiro, com formação em infantaria e atuação na área de computação, me fez aprender que o tamanho do obstáculo a ser transposto depende apenas da sua percepção e estratégia”, conta o professor.

Em setembro de 2014, um mês após Arthur ter tomado posse como professor na UFLA, ele propôs dois grandes projetos na Universidade: submeter projetos para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no contexto de veículos inteligentes e propor a criação do Laboratório de Mobilidade Terrestre (LMT).

“No referido projeto, submetido para a Capes, estávamos na verdade antecipando o que seria o estado da arte atual, um dos assuntos de enorme relevância hoje em dia, caixa-preta para veículos inteligentes. Não existia publicação científica a esse respeito, fomos pioneiros. Hoje, principalmente, nos Estados Unidos e na Europa as agências estão clamando por propostas nessa área. Infelizmente, no Brasil ainda não. Mas, eu gostaria de destacar que isso tudo foi possível, pois o LMT tem uma proposta diferente de qualquer modelo já visto no Brasil. Temos um time de colaboradores espetacular, seus membros sem dúvida alguma serão vetores de transformação na sociedade e ocuparão postos de relevância no cenário nacional e internacional”, destaca o professor.

Instituto de Estudos de Transportes (ITS) da Universidade da Califórnia, Berkeley.

Hoje, no LMT, são aproximadamente 50 colaboradores de diferentes departamentos da UFLA e de instituições parceiras. Acordos foram assinados com instituições no Brasil e no exterior. Destaque para o acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em que um time está sendo montado para cuidar da certificação e homologação de veículos autônomos e infraestrutura inteligente no Brasil.

“Tem um coisa que me deixa muito satisfeito: o LMT foi pensado para ser um laboratório da UFLA e não de uma pessoa especificamente. Os colaboradores entenderam a relevância do tema e a oportunidade que representa, tanto no plano pessoal quanto institucional. O LMT foi projetado para se integrar na estrutura oferecida pela Universidade, crescer com ela, e ser administrado de forma colaborativa a partir de projetos multidisciplinares e com colaboração internacional”, ressalta Arthur.

O Programa Fulbright

É considerado um dos mais prestigiosos programas de incentivo à educação intercultural do mundo e funciona em 144 países. Foi fundado pelo senador J. William Fulbright, e patrocinado pelo Bureau of Educational and Cultural Affairs do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América, governos de outros países e setor privado.

O Instituto de Estudos de Transportes

Por mais de 60 anos, o Instituto de Estudos de Transportes da Universidade da Califórnia, Berkeley, foi reconhecido como um dos principais centros mundiais de pesquisa e educação na área de transporte. Dois de seus membros ganharam Prêmio Nobel.

Leia outras matérias a respeito do LMT:

http://www.ufla.br/ascom/2016/05/11/reitor-e-professores-da-ufla-visitam-instituto-na-franca-para-ampliar-parcerias-na-area-de-ecomobilidade-urbana/

http://www.ufla.br/ascom/2016/03/02/ufla-celebra-acordo-internacional-para-pesquisas-na-area-de-eco-mobilidade-urbana/

http://www.ufla.br/ascom/2015/08/24/reuniao-em-campinas-com-presenca-de-professor-do-deg-discutiu-parcerias-para-a-eco-mobilidade-no-brasil/

http://www.ufla.br/ascom/2015/05/19/ufla-investe-em-pesquisa-com-veiculos-inteligentes-e-anuncia-a-vinda-de-pesquisadores-visitantes/

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA