Marcando o Dia Nacional da Ciência e o Dia do Pesquisador Científico, celebrados em 8/7, a Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Lavras (PRP/UFLA) lançou uma seção na plataforma Descubra Ciência dedicada a disponibilizar os estudos publicados por pesquisadores da Universidade e que envolvem o tema “Covid-19”. Até o momento, integram a seção 30 trabalhos científicos, classificados segundo as escolas, as faculdades e os institutos aos quais os autores estão ligados.

Entre os artigos, está, por exemplo, o estudo que verificou os fatores de risco para internação em unidade de terapia intensiva (UTI) e mortalidade entre adultos brasileiros. Os resultados mostraram que essas incidências foram maiores em homens, pessoas obesas e de áreas não urbanas. A obesidade foi observada como fator de risco mais forte para admissão em UTI e mortalidade, segundo a metodologia e amostragem adotadas. Outro exemplo de estudo na área de Ciências da Saúde presente na nova seção do Descubra Ciência foi aquele que avaliou se as plantas medicinais, como princípios ativos de medicamentos fitoterápicos, homeopáticos e florais comercializados no Brasil, têm potencial uso como estratégia terapêutica para prevenção, tratamento e cura do Covid-19.

A análise de cluster sobre qualidade de vida, atividade física e Síndrome de Burnout durante o período de aprendizagem online em universitários brasileiros durante a pandemia é outro tema de estudo presente na plataforma.  Há também publicações sobre a influência da pandemia na biodiversidade de peixes de água doce, sobre o estilo de vida e hábitos alimentares antes e durante a quarentena do Covid-19 no Brasil, entre outros. Para conferir esses e outros trabalhos, basta acessar a seção Covid-19 do Descubra Ciência.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, professor Luciano José Pereira, a iniciativa de reunir as publicações da UFLA relacionadas à Covid-19, e disponibilizá-las para consulta, tem o objetivo de facilitar o acesso à comunidade dos resultados de pesquisas desenvolvidas por servidores da UFLA no enfrentamento da pandemia. “Nesse primeiro momento foram incluídas na plataforma somente os trabalhos já publicados e em breve haverá também a divulgação dos projetos em andamento. A criação dessa seção na plataforma Descubra Ciência faz parte de um conjunto de ações da PRP no intuito de aproximar os pesquisadores e os resultados de suas pesquisas da sociedade, a fim de demonstrar a importância da ciência e da universidade na vida da população. A UFLA se tornou nos últimos anos uma universidade mais plural, com pesquisadores de excelência nas mais diversas áreas do conhecimento, que têm contribuído significativamente com o avanço do conhecimento nas áreas de saúde, educação, economia, agricultura entre outras”.

A PRP solicitou aos professores que enviassem seus artigos publicados relacionados ao tema para compor a seção. Novas publicações serão incluídas nessa relação de estudos à medida que os artigos forem sendo publicados, em fluxo contínuo – bastando que os autores encaminhem o link da publicação para prp@ufla.br.

A plataforma Descubra Ciência foi lançada pela PRP em maio de 2020, com a finalidade de permitir que qualquer pessoa localize rapidamente as pesquisas científicas desenvolvidas na UFLA. O projeto da plataforma foi desenvolvido diretamente pela PRP, com o apoio de bolsistas do Programa de Aprendizado Técnico (Proat), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), da Diretoria de Gestão de Tecnologia e Informação (DGTI), da Comunicação UFLA e de toda a comunidade acadêmica da Universidade, que disponibiliza e registra as informações utilizadas no site. O software utiliza a base de dados do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SigAA), e oferece sistema de pesquisa para realização das buscas e informações sobre linhas de pesquisa, projetos e pesquisadores. A plataforma está inserida também no Portal da Ciência.

Além de toda a atuação da UFLA nesse momento de emergência em saúde pública, com iniciativas de ensino, pesquisa e extensão que colaboram para o enfrentamento à Covid-19, a PRP possui mais 1,5 mil projetos de pesquisa registrados, que são desenvolvidos pelos membros da comunidade acadêmica sobre os mais diferentes temas, e fazem parte da construção da ciência, processo permanente e que tem como grande finalidade a melhoria das condições de vida da população e do planeta. Por isso, as coordenadorias de Comunicação e de Divulgação Científica da UFLA publicaram, também nesta data, um vídeo de homenagem a todos os pesquisadores da UFLA.

 Assista: 

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

Mais>>

A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA