Por Flávio Monteiro de Oliveira

Diretor-executivo da Editora UFLA

A missão das editoras universitárias é disseminar a produção científica e cultural das instituições para um público mais amplo.
Para tanto, podem assumir uma diversidade de vinculações institucionais, instrumentos jurídicos, formatos, nomenclatura de cargos e distribuição de responsabilidades e tarefas, que são estabelecidos conforme a lógica interna de cada universidade.

No caso de nossa Instituição, que surgiu como Escola Agrícola de Lavras (EAL), a história de sua produção editorial foi iniciada na década de 1920, com periódicos científicos direcionados aos produtores rurais. É desse período a revista mensal “O Agricultor”, que tinha o objetivo de levar orientações ao homem do campo.

Na década de 1970, com a implantação dos programas de pós-graduação na instituição, que havia se transformado em Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), houve a necessidade de ampliar o escopo das publicações. O espaço de gerência da produção de conhecimento científico foi então sistematizado em 1971, quando o Conselho Editorial da então ESAL lançou a primeira revista científica institucional, a Revista “Agros”, para subsidiar a área das Ciências Agrárias.

Em 1994, a ESAL passou à condição de Universidade Federal de Lavras (UFLA) e, nesse contexto, em 16 de julho de 1998, ocorreu a criação da Editora da Universidade Federal de Lavras (Editora UFLA), pelo Conselho Universitário. Os três primeiros livros foram publicados nos anos de 2000 e 2001, com títulos que ainda evidenciavam a forte vinculação da instituição à área de Ciências Agrárias.

Com a transformação em Universidade e a consequente criação de novos cursos, a Editora UFLA passou a ter a missão de ampliar a circulação da produção científica proveniente de outras grandes áreas do conhecimento científico, para além do que já era realizado no âmbito das Ciências Agrárias.

Para manter a publicação de seus periódicos e dedicar-se à produção editorial de livros e “Textos Acadêmicos”, a Editora UFLA tornou-se responsável pela política editorial da Universidade. Dessa forma, passou a coordenar e regulamentar a produção de publicações científicas, técnicas, profissionais, didáticas e culturais de interesse institucional.

Ao realizar a comunicação das pesquisas, pode-se afirmar que a Editora UFLA é o órgão certificador da qualidade e rigor técnico-científico do que está sendo publicado na Universidade. Essa qualidade e rigor somente são possíveis porque: (1) os livros são avaliados por consultores científicos pareceristas, (2) devido ao empenho da equipe de técnicos e funcionários, que executam as atividades de preparação, revisão e editoração dos textos e, ainda, (3) pela avaliação do Conselho Editorial.

O Conselho Editorial é o órgão colegiado, técnico, normativo, deliberativo e consultivo responsável pela formulação e implementação da Política Editorial. Ele é composto por docentes e técnicos administrativos da mais alta competência e formações diferenciadas, com a finalidade de possibilitar uma visão multiprofissional e multidisciplinar.

O Conselho Editorial funciona como órgão “Curador” para proceder à seleção dos originais, verificando o mérito científico e a oportunidade de sua publicação. Os Conselheiros devem responder à seguinte pergunta: é possível transformar o “original” em livro? Além de avaliar o mérito da obra, o Conselho Editorial deve levar em consideração as razões mercadológicas e os custos de produção do livro.

Fruto de todo esse esforço coletivo, a Editora UFLA atualmente é uma diretoria, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa da UFLA, e possui 228 títulos de livros em seu catálogo: 107 no formato impresso e 121 títulos em formato digital, disponíveis gratuitamente no Repositório Institucional da UFLA. Este ano, a editora comemora seu Jubileu de Prata, tendo completado 25 anos de história no dia 16 de julho.

Além do Jubileu de Prata, a Editora UFLA tem mais um motivo para comemorar este ano. Em maio, ela sediou o 5º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica e a 35ª Reunião Anual da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU). O evento contou com a presença de palestrantes nacionais e internacionais, que abordaram a temática “Ciência Aberta, acessos e acessibilidades”.

Além da temática do evento, também foram abordados assuntos relacionados à gestão das editoras universitárias e acadêmicas, e não faltou oportunidade para a troca de experiências entre os participantes. Os temas contribuíram para que a direção-executiva da Editora UFLA deliberasse pela inclusão dos seguintes direcionamentos estratégicos para os anos vindouros:

• Fortalecimento da produção editorial e gráfica de livros científicos, técnicos, profissionais, didáticos e culturais.
  • Adaptação da Editora UFLA ao universo digital.
  • Aprimoramento da oferta de livros acessíveis.
  • Formação de autores e organizadores de livros para a adoção de publicações científicas digitais.

Com esse norteamento, a Editora UFLA segue sua história, com o objetivo de estimular a produção intelectual de docentes, técnicos, pesquisadores e discentes, divulgando os conhecimentos científicos produzidos no âmbito da UFLA.

Saiba mais sobre a Editora UFLA

Os conteúdos e opiniões apresentados nos artigos desta seção são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não correspondem à posição institucional da UFLA. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.