Por Gilmar Tavares

Professor Titular aposentado e extensionista voluntário do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Lavras (DEA/UFLA)

 

* O presente artigo objetiva a apresentação de proposta* para um novo programa universitário de orientação acadêmica, a ser denominado "Programa de Orientação Acadêmica com Viés Extensionista e Validação Científica", em apoio ao recente projeto institucional de popularização das ciências.

(*Proposta apresentada à Proec, PRP e DRI, em reunião presencial na DRI, em 14/12/2023, e referendada para implantação, em reunião também presencial no NIAPE/PROEC, em 02/01/2024).

 

Estamos convencidos de que o desenvolvimento tecnológico e a validação científica das "Tecnologias Socioambientais Sustentáveis da Agroecologia", em seus aspectos funcionais (Economicamente viável, Ecologicamente correto, Socialmente justo, Culturalmente adequado, Tecnologicamente apropriado e Cientificamente comprovado) podem oferecer imensa contribuição à tão pretendida popularização das ciências, por meio da integração simultânea da Extensão Universitária Inovadora com a Pesquisa Científica Consagrada, no âmbito da missão de Responsabilidade Socioambiental Sustentável da Universidade.

A Universidade, pela sua natureza e finalidade específicas, pode ser palco permanente de discussões sobre a realidade cotidiana vivenciada pela sociedade comum, buscando na extensão universitária inovadora a inspiração para seus programas de pesquisas convencionais.

A Universidade pode agregar, aos saberes populares consagrados, os modernos conhecimentos científicos gerados em seus programas de pesquisas, ao validar o viés extensionista inovador.

A Universidade, ao produzir conhecimento científico agregado aos saberes  populares, formará profissionais que serão cidadãos intelectuais, porém, críticos, reflexivos e participativos.

Como suporte a esses argumentos, considera-se também que a extensão universitária inovadora é fonte inesgotável de inspiração para a pesquisa científica em geral, especialmente as "Tecnologias Socioambientais Sustentáveis da Agroecologia".

Além disso, a integração do saber popular com o saber científico (ao associar-se os conhecimentos empíricos tradicionais consagrados com os conhecimentos científicos em suas bases metodológicas) promove o desenvolvimento econômico e socioambiental sustentáveis das populações residentes em geral.

Há que se considerar também a moderna visão holística de integração do conhecimento humano, em que anciãos e cientistas caminham juntos e dialogam participativamente;

“A ciência existe para melhorar a vida das pessoas”. (Brechet);

“Enriquecer o sistema é mais gratificante que explorá-lo”. (Ernst Götsch).

  "A universidade existe só para ajudar os homens a transformarem os
desertos em jardim". (Rubens Alves).

Paulo Freire afirma: "Apesar de seu disfarce de iniciativa e otimismo, o homem moderno está esmagado por um profundo sentimento de impotência que o faz olhar fixamente e, como que paralisado, para as catástrofes que se avizinham. Por isso, desde já, saliente-se a necessidade de uma permanente atitude crítica, o único modo pelo qual o homem realizará sua vocação natural de integrar-se, superando a atitude do simples ajustamento ou acomodação, apreendendo temas e tarefas de sua época".

Salienta-se também que a proposta considera a magnífica história de pioneirismo da UFLA, que a credencia a criar, ofertar e gerenciar uma nova modalidade de orientação acadêmica, com um modus-operandi inovador, a ser disponibilizado pela Proec, com participação gerencial equalitária da PRP e DRI (para parceiros internacionais).

Para esta finalidade, será criado um “Comitê Gestor”, composto de professores reconhecidamente extensionistas e professores reconhecidamente pesquisadores, que selecionarão, de forma participativa, os assuntos alvos e os interessados em orientação.

Em seguida, será designado o Professor Orientador, de acordo com critérios que atendam a responsabilidade econômica socioambiental  sustentável da universidade.

A Proec disponibilizará a relação de assuntos alvos coletados nas comunidades (ex. **abaixo, como complemento), em que orientações científicas estão sendo solicitadas ou se fazendo necessárias, para que o saber popular tenha validação científica e seja replicado.

A PRP disponibilizará um elenco de professores voluntários, para orientar via link possível e disponível (Web, Meeting, Zoon, WhatsApp,   E-mail, Phone, outro...), toda e qualquer pessoa, nacional ou estrangeira, que está desenvolvendo ou interessa desenvolver, a tecnologia de algum tipo de atividade extensionista que careça de validação científicas.

As orientações serão pontuais e individuais, e terão prazo de um ano para conclusão, prorrogáveis por seis meses, se necessário.

O trabalho de orientação será considerado concluído somente após o orientado apresentá-lo em web/meeting, perante banca oficial, defendê-lo e aprová-lo, em  moldes a serem definidos.

A UFLA propiciará a publicação do trabalho e será obrigatória a indexação do “Viés Extensionista correlato a Validação Científica”. Vide:

"VALIDAÇÃO CIENTÍFICA E VIÉS EXTENSIONISTA"

Conclui-se, portanto, ser perfeitamente possível promover, com segurança, a acessibilidade à Universidade de ideias e projetos de pessoas que vivem em comunidades, para que sejam também preparadas e capazes de transformar a realidade em que vivem, por meio do "Programa de Orientação Acadêmica com Viés Extensionista e Validação Científica".

A articulação das necessidades das comunidades onde a universidade se insere com o conhecimento científico advindo da pesquisa gerará conhecimentos e tecnologias que transformarão rapidamente as realidades econômica e socioambientais das populações residentes.

 

Para suporte e facilitação de entendimento da proposta, disponibilizaremos como complemento**, uma relação de assuntos e temas extensionistas, que carecem de orientação científica no “Projeto Vozes da África”:

  1. Compostagem: Desenvolvimento, produção, aplicação e gestão;
  2. Biofertilizantes e Biopesticidas: Desenvolvimento, produção, aplicação e gestão;
  3. Controle Biológico em Pequenos Cultivos e no Ambiente Doméstico;
  4. Ecofossa para Dejetos Humanos;
  5. Armazenamento e Manejo das Pequenas Produções Agrícolas;
  6. Pasteurização Doméstica do Leite;
  7. Incentivo ao Consumo do Leite de Cabras;
  8. Agrofloresta e (SAF) Sistemas Agroflorestais;
  9. Energia Alternativa para Pequeno Produtores;
  10. Fogões Domésticos Econômicos;
  11. Produção Racional de Carvão Vegetal para Uso Doméstico;
  12. Receitas Alternativas de Alimentos com Produtos da Agricultura Familiar;
  13. Obtenção de Refeições Nutritivas a Partir de Excedentes Vegetais;
  14. Abordagens Culinárias para o Enriquecimento Nutricional da Dieta;
  15. Tecnologia de Farinhas Alternativas e Produção de Pães;
  16. Produção Agroecológica de Mel;
  17. Irrigação e Recursos Hídricos nas Pequenas Propriedades;
  18. Associativismo e Cooperativismo;
  19. Tecnologia de Sementes Nativas;
  20. Processamento de Pequenas Pós-Colheitas;
  21. Criação Familiar de Aves. Desenvolvimento e Gestão em sistemas semi-intensivos;
  22. Criação Familiar de Cabras. Desenvolvimento e Gestão em sistemas semi-intensivos;
  23. Criação Familiar de Coelhos. Desenvolvimento e Gestão em sistemas semi-intensivos;
  24. Criação Familiar de Gado. Desenvolvimento e Gestão em sistemas semi-intensivos;
  25. Vacinas e Vacinação Animal na Pequena Propriedade;
  26. Programas de Saúde Domiciliar;
  27. Horticultura Doméstica e Comunitária;;
  28. Adubação Verde;
  29. Utilização e construções com bambu;
  30. Tecnologia do adobe;
  31. (ESPECIAL) Programas de Segurança Alimentar e Nutricional com Produtos da Agricultura Familiar, Obtidos de Maneira Agroecologicamente Sustentável.

 

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