Por Gilmar Tavares
Professor Titular aposentado e extensionista voluntário do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Lavras (DEA/UFLA)
* O presente artigo objetiva a apresentação de proposta* para um novo programa universitário de orientação acadêmica, a ser denominado "Programa de Orientação Acadêmica com Viés Extensionista e Validação Científica", em apoio ao recente projeto institucional de popularização das ciências.
(*Proposta apresentada à Proec, PRP e DRI, em reunião presencial na DRI, em 14/12/2023, e referendada para implantação, em reunião também presencial no NIAPE/PROEC, em 02/01/2024).
Estamos convencidos de que o desenvolvimento tecnológico e a validação científica das "Tecnologias Socioambientais Sustentáveis da Agroecologia", em seus aspectos funcionais (Economicamente viável, Ecologicamente correto, Socialmente justo, Culturalmente adequado, Tecnologicamente apropriado e Cientificamente comprovado) podem oferecer imensa contribuição à tão pretendida popularização das ciências, por meio da integração simultânea da Extensão Universitária Inovadora com a Pesquisa Científica Consagrada, no âmbito da missão de Responsabilidade Socioambiental Sustentável da Universidade.
A Universidade, pela sua natureza e finalidade específicas, pode ser palco permanente de discussões sobre a realidade cotidiana vivenciada pela sociedade comum, buscando na extensão universitária inovadora a inspiração para seus programas de pesquisas convencionais.
A Universidade pode agregar, aos saberes populares consagrados, os modernos conhecimentos científicos gerados em seus programas de pesquisas, ao validar o viés extensionista inovador.
A Universidade, ao produzir conhecimento científico agregado aos saberes populares, formará profissionais que serão cidadãos intelectuais, porém, críticos, reflexivos e participativos.
Como suporte a esses argumentos, considera-se também que a extensão universitária inovadora é fonte inesgotável de inspiração para a pesquisa científica em geral, especialmente as "Tecnologias Socioambientais Sustentáveis da Agroecologia".
Além disso, a integração do saber popular com o saber científico (ao associar-se os conhecimentos empíricos tradicionais consagrados com os conhecimentos científicos em suas bases metodológicas) promove o desenvolvimento econômico e socioambiental sustentáveis das populações residentes em geral.
Há que se considerar também a moderna visão holística de integração do conhecimento humano, em que anciãos e cientistas caminham juntos e dialogam participativamente;
“A ciência existe para melhorar a vida das pessoas”. (Brechet);
“Enriquecer o sistema é mais gratificante que explorá-lo”. (Ernst Götsch).
"A universidade existe só para ajudar os homens a transformarem os
desertos em jardim". (Rubens Alves).
Paulo Freire afirma: "Apesar de seu disfarce de iniciativa e otimismo, o homem moderno está esmagado por um profundo sentimento de impotência que o faz olhar fixamente e, como que paralisado, para as catástrofes que se avizinham. Por isso, desde já, saliente-se a necessidade de uma permanente atitude crítica, o único modo pelo qual o homem realizará sua vocação natural de integrar-se, superando a atitude do simples ajustamento ou acomodação, apreendendo temas e tarefas de sua época".
Salienta-se também que a proposta considera a magnífica história de pioneirismo da UFLA, que a credencia a criar, ofertar e gerenciar uma nova modalidade de orientação acadêmica, com um modus-operandi inovador, a ser disponibilizado pela Proec, com participação gerencial equalitária da PRP e DRI (para parceiros internacionais).
Para esta finalidade, será criado um “Comitê Gestor”, composto de professores reconhecidamente extensionistas e professores reconhecidamente pesquisadores, que selecionarão, de forma participativa, os assuntos alvos e os interessados em orientação.
Em seguida, será designado o Professor Orientador, de acordo com critérios que atendam a responsabilidade econômica socioambiental sustentável da universidade.
A Proec disponibilizará a relação de assuntos alvos coletados nas comunidades (ex. **abaixo, como complemento), em que orientações científicas estão sendo solicitadas ou se fazendo necessárias, para que o saber popular tenha validação científica e seja replicado.
A PRP disponibilizará um elenco de professores voluntários, para orientar via link possível e disponível (Web, Meeting, Zoon, WhatsApp, E-mail, Phone, outro...), toda e qualquer pessoa, nacional ou estrangeira, que está desenvolvendo ou interessa desenvolver, a tecnologia de algum tipo de atividade extensionista que careça de validação científicas.
As orientações serão pontuais e individuais, e terão prazo de um ano para conclusão, prorrogáveis por seis meses, se necessário.
O trabalho de orientação será considerado concluído somente após o orientado apresentá-lo em web/meeting, perante banca oficial, defendê-lo e aprová-lo, em moldes a serem definidos.
A UFLA propiciará a publicação do trabalho e será obrigatória a indexação do “Viés Extensionista correlato a Validação Científica”. Vide:
"VALIDAÇÃO CIENTÍFICA E VIÉS EXTENSIONISTA"
Conclui-se, portanto, ser perfeitamente possível promover, com segurança, a acessibilidade à Universidade de ideias e projetos de pessoas que vivem em comunidades, para que sejam também preparadas e capazes de transformar a realidade em que vivem, por meio do "Programa de Orientação Acadêmica com Viés Extensionista e Validação Científica".
A articulação das necessidades das comunidades onde a universidade se insere com o conhecimento científico advindo da pesquisa gerará conhecimentos e tecnologias que transformarão rapidamente as realidades econômica e socioambientais das populações residentes.
Para suporte e facilitação de entendimento da proposta, disponibilizaremos como complemento**, uma relação de assuntos e temas extensionistas, que carecem de orientação científica no “Projeto Vozes da África”:
- Compostagem: Desenvolvimento, produção, aplicação e gestão;
- Biofertilizantes e Biopesticidas: Desenvolvimento, produção, aplicação e gestão;
- Controle Biológico em Pequenos Cultivos e no Ambiente Doméstico;
- Ecofossa para Dejetos Humanos;
- Armazenamento e Manejo das Pequenas Produções Agrícolas;
- Pasteurização Doméstica do Leite;
- Incentivo ao Consumo do Leite de Cabras;
- Agrofloresta e (SAF) Sistemas Agroflorestais;
- Energia Alternativa para Pequeno Produtores;
- Fogões Domésticos Econômicos;
- Produção Racional de Carvão Vegetal para Uso Doméstico;
- Receitas Alternativas de Alimentos com Produtos da Agricultura Familiar;
- Obtenção de Refeições Nutritivas a Partir de Excedentes Vegetais;
- Abordagens Culinárias para o Enriquecimento Nutricional da Dieta;
- Tecnologia de Farinhas Alternativas e Produção de Pães;
- Produção Agroecológica de Mel;
- Irrigação e Recursos Hídricos nas Pequenas Propriedades;
- Associativismo e Cooperativismo;
- Tecnologia de Sementes Nativas;
- Processamento de Pequenas Pós-Colheitas;
- Criação Familiar de Aves. Desenvolvimento e Gestão em sistemas semi-intensivos;
- Criação Familiar de Cabras. Desenvolvimento e Gestão em sistemas semi-intensivos;
- Criação Familiar de Coelhos. Desenvolvimento e Gestão em sistemas semi-intensivos;
- Criação Familiar de Gado. Desenvolvimento e Gestão em sistemas semi-intensivos;
- Vacinas e Vacinação Animal na Pequena Propriedade;
- Programas de Saúde Domiciliar;
- Horticultura Doméstica e Comunitária;;
- Adubação Verde;
- Utilização e construções com bambu;
- Tecnologia do adobe;
- (ESPECIAL) Programas de Segurança Alimentar e Nutricional com Produtos da Agricultura Familiar, Obtidos de Maneira Agroecologicamente Sustentável.
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