Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.

O doutorando do Departamento de Ciência dos Alimentos Alexandre Henrique Silas Souza, orientado pela professora Ana Carla Marques Pinheiro, recebeu o prêmio internacional Student Award 2024, promovido pelo The Institute for Perception, que presta consultoria de pesquisa especializada em percepção humana, ciência sensorial e análise de dados aplicados ao desenvolvimento de produtos e marketing.

 A entrega do prêmio ocorreu em 11/4, nos Estados Unidos. Anualmente, a instituição premia um estudante de pós-graduação que tenha se destacado em áreas como ciência sensorial, marketing, psicologia, comportamento do consumidor e áreas relacionadas. Os critérios da premiação envolvem a análise do histórico acadêmico, engajamento científico e publicação de trabalhos que contenham contribuição evidente para as áreas citadas. 

Para a seleção, foram apresentados os artigos científicos “Association of emojis to the five basic tastes (sweet, salty, sour, bitter and umami)”(Associação de emojis aos cinco gostos básicos - doce, salgado, azedo, amargo e umami) e “The impact of plant-based product denomination on consumer expectations and sensory perception: A study with vegan chocolate dessert” (O impacto da denominação de produtos à base de plantas nas expectativas e na percepção sensorial dos consumidores: Um estudo com sobremesa de chocolate vegana).

Student Premio 1 reduzidoAlexandre foi o primeiro autor desse último artigo, em que foi evidenciado que o nome de produtos à base de plantas influencia diretamente as expectativas dos consumidores. No entanto, essas expectativas nem  sempre  se confirmam no momento do consumo. Por exemplo, termos presentes nas denominações dos produtos, como o termo “vegan”, foram associados negativamente ao sabor amargo, enquanto o termo “mousse”, frustrou o público quando o produto não  apresentou a textura esperada. A pesquisa concluiu que nomes mais neutros e descritivos para os produtos, como “cream” ou “plant-based”, alinham melhor a expectativa do cliente com a realidade sensorial experienciada, aumentando assim a aceitação, especialmente entre consumidores não veganos. Além disso, o artigo concluiu que a forma como um produto é rotulado, ou seja, como ele é apresentado ao público, pode impactar diretamente na confiança do consumidor, influenciar decisões de compra e contribuir para uma alimentação mais saudável e sustentável. 

Já o artigo sobre os emojis mostra que, de forma geral, eles podem ser ferramentas úteis para expressar e compreender percepções sensoriais ligadas à alimentação. Student Premio 2 reduzidoAo analisar a relação entre os gostos básicos  (amargo, azedo, doce, salgado e umami) e emojis que representam expressões faciais, o estudo concluiu que os sabores amargo e azedo estão principalmente ligados a emojis negativos, como tristeza, nojo e desconforto, refletindo uma resposta natural de aversão. Já os sabores doce e salgado foram mais associados a emojis positivos, como alegria e satisfação, com  destaque para o doce, que gerou reações mais intensamente positivas. O sabor umami, presente em alimentos como queijo e sushi, por sua vez, foi relacionado a emojis que expressam surpresa e fascínio, indicando uma experiência sensorial agradável e marcante. 

Esses artigos, bem como sua trajetória, concederam a Alexandre também a oportunidade de participar do curso Marketing Insights Tools to Support New Product Innovation, voltado a ensinar metodologias avançadas para entender o comportamento do consumidor e construir marcas mais fortes e autênticas. O curso abordou estratégias e ferramentas essenciais para comunicar de forma verdadeira os benefícios percebidos pelos consumidores — desde o desenvolvimento de produtos até a construção de novos conceitos de mercado. No curso, estiveram presentes especialistas de diversas partes do mundo, além de professores, pesquisadores e profissionais na área de Análise Sensorial.

Alexandre comenta que participar do curso foi uma experiência extremamente enriquecedora, tanto do ponto de vista acadêmico quanto pessoal. “Poder aprender diretamente com pesquisadores e profissionais que são referência mundial em ciência sensorial e comportamento do consumidor ampliou significativamente minha visão sobre a aplicação prática do conhecimento que desenvolvemos na universidade. Ser selecionado para o Student Award entre tantos estudantes de diferentes países foi um reconhecimento muito especial — uma motivação extra para continuar me dedicando à pesquisa com ainda mais responsabilidade e entusiasmo”, relata.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA