O doutorando do Departamento de Ciência dos Alimentos Alexandre Henrique Silas Souza, orientado pela professora Ana Carla Marques Pinheiro, recebeu o prêmio internacional Student Award 2024, promovido pelo The Institute for Perception, que presta consultoria de pesquisa especializada em percepção humana, ciência sensorial e análise de dados aplicados ao desenvolvimento de produtos e marketing.
A entrega do prêmio ocorreu em 11/4, nos Estados Unidos. Anualmente, a instituição premia um estudante de pós-graduação que tenha se destacado em áreas como ciência sensorial, marketing, psicologia, comportamento do consumidor e áreas relacionadas. Os critérios da premiação envolvem a análise do histórico acadêmico, engajamento científico e publicação de trabalhos que contenham contribuição evidente para as áreas citadas.
Para a seleção, foram apresentados os artigos científicos “Association of emojis to the five basic tastes (sweet, salty, sour, bitter and umami)”(Associação de emojis aos cinco gostos básicos - doce, salgado, azedo, amargo e umami) e “The impact of plant-based product denomination on consumer expectations and sensory perception: A study with vegan chocolate dessert” (O impacto da denominação de produtos à base de plantas nas expectativas e na percepção sensorial dos consumidores: Um estudo com sobremesa de chocolate vegana).
Alexandre foi o primeiro autor desse último artigo, em que foi evidenciado que o nome de produtos à base de plantas influencia diretamente as expectativas dos consumidores. No entanto, essas expectativas nem sempre se confirmam no momento do consumo. Por exemplo, termos presentes nas denominações dos produtos, como o termo “vegan”, foram associados negativamente ao sabor amargo, enquanto o termo “mousse”, frustrou o público quando o produto não apresentou a textura esperada. A pesquisa concluiu que nomes mais neutros e descritivos para os produtos, como “cream” ou “plant-based”, alinham melhor a expectativa do cliente com a realidade sensorial experienciada, aumentando assim a aceitação, especialmente entre consumidores não veganos. Além disso, o artigo concluiu que a forma como um produto é rotulado, ou seja, como ele é apresentado ao público, pode impactar diretamente na confiança do consumidor, influenciar decisões de compra e contribuir para uma alimentação mais saudável e sustentável.
Já o artigo sobre os emojis mostra que, de forma geral, eles podem ser ferramentas úteis para expressar e compreender percepções sensoriais ligadas à alimentação. Ao analisar a relação entre os gostos básicos (amargo, azedo, doce, salgado e umami) e emojis que representam expressões faciais, o estudo concluiu que os sabores amargo e azedo estão principalmente ligados a emojis negativos, como tristeza, nojo e desconforto, refletindo uma resposta natural de aversão. Já os sabores doce e salgado foram mais associados a emojis positivos, como alegria e satisfação, com destaque para o doce, que gerou reações mais intensamente positivas. O sabor umami, presente em alimentos como queijo e sushi, por sua vez, foi relacionado a emojis que expressam surpresa e fascínio, indicando uma experiência sensorial agradável e marcante.
Esses artigos, bem como sua trajetória, concederam a Alexandre também a oportunidade de participar do curso Marketing Insights Tools to Support New Product Innovation, voltado a ensinar metodologias avançadas para entender o comportamento do consumidor e construir marcas mais fortes e autênticas. O curso abordou estratégias e ferramentas essenciais para comunicar de forma verdadeira os benefícios percebidos pelos consumidores — desde o desenvolvimento de produtos até a construção de novos conceitos de mercado. No curso, estiveram presentes especialistas de diversas partes do mundo, além de professores, pesquisadores e profissionais na área de Análise Sensorial.
Alexandre comenta que participar do curso foi uma experiência extremamente enriquecedora, tanto do ponto de vista acadêmico quanto pessoal. “Poder aprender diretamente com pesquisadores e profissionais que são referência mundial em ciência sensorial e comportamento do consumidor ampliou significativamente minha visão sobre a aplicação prática do conhecimento que desenvolvemos na universidade. Ser selecionado para o Student Award entre tantos estudantes de diferentes países foi um reconhecimento muito especial — uma motivação extra para continuar me dedicando à pesquisa com ainda mais responsabilidade e entusiasmo”, relata.