O e-book “Processos referenciais em textos multissemióticos” analisa como o fenômeno da referenciação se manifesta na construção do texto e dos sentidos em uma videoanimação predominantemente visual. O livro busca ampliar os estudos sobre o gênero videoanimação, contribuindo com a linguística textual ao propor uma abordagem que descentraliza a referenciação do viés exclusivamente verbal. Com isso, propõe-se uma ressignificação dos mecanismos de textualização, favorecendo não apenas a discussão sobre a produção de sentidos, mas também sobre as escolhas feitas pelos produtores e os efeitos que emergem da articulação entre diferentes semioses.
A publicação, dividida em quatro capítulos, é fruto da pesquisa desenvolvida por Mirelle Souza Andrade durante seu mestrado em Letras na Universidade Federal de Lavras (UFLA), e contou com a colaboração da professora da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) Flaviane Faria Carvalho e da professora da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) Maria Alzira Leite.
O e-book, publicado pela Editora Pimenta Cultural, é organizado por Mirelle e pelas professoras da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras (Faelch/UFLA) Helena Maria Ferreira e Jaciluz Dias Fonseca, com o apoio de membros do Grupo de Pesquisa Textualiza (Textualidades em Gêneros Multissemióticos e Formação de Professores de Língua Portuguesa).
Acesse o e-book gratuitamente por meio deste link.