A obra possui originalidade e uma eloquente preocupação com aqueles que se dedicam ao ensino das Lutas/Artes Marciais. Sob a acepção de um livro-experiência, sua trama procura situar epistemologicamente a Educação Física enquanto componente curricular, por efeito dos saberes corporais relativos às Lutas/Artes Marciais em seu interior. Na qualidade de uma literatura didático-científica, o livro expõe conceitos sem, porém, concebê-los linearmente. Apresenta uma proposta de organização de seus saberes que desestabiliza os interditos que comumente impedem a presença do tema no ambiente escolar. Trata-se de uma contribuição que fornece subsídios para se pensar e debater o mote, porquanto, quando ensinado, tem superestimado os processos formativos mecânicos e descontextualizados, em detrimento de um ensino diversificado e que produza sentido/significado ao aprendiz. Configura-se, portanto, como uma leitura aprazível e indispensável para expansão das margens formativas. 

O livro é uma adaptação da dissertação defendida por Alex de Souza Pereira no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFLA. A autoria é compartilhada com  os docentes Fábio dos Reis e Kleber Tüxen Carneiro, ambos do Departamento de Educação Física e do programa de pós-graduação, e com o professor Livre Docente da Unicamp Alcides José Scaglia.



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